Sábado – Pense por si

Bloomberg não avança por medo de beneficiar Trump

Era visto como o único político capaz de travar Donald Trump. Mas o antigo mayor de Nova Iorque anunciou que não é candidato independente às presidenciais norte-americanas

O antigo presidente do município de Nova Iorque Michael Bloomberg anunciou, esta segunda-feira, ter decidido não se candidatar, como independente, à presidência dos Estados Unidos.

Michael Bloomberg, de 74 anos, explicou, num artigo publicado no Bloomberg View, que não se vai candidatar porque "não iria ganhar". "Há uma grande hipótese de a minha candidatura poder levar à eleição de Donald Trump ou do senador Ted Cruz. Isso é um risco que não posso correr", refere no texto.

Bloomberg era visto por muitos analistas como o único político capaz de travar a ascensão de Donald Trump na corrida à nomeação republicana para a candidatura à Casa Branca, numa altura em que o milionário segue destacado nas sondagens e lidera as vitórias nas primárias. 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.