Sábado – Pense por si

Bastidores: Mulheres que são padres sem o serem

Rui Hortelão
Rui Hortelão 20 de dezembro de 2016 às 16:58

A SÁBADO percorreu mais de 1.400 quilómetros, a visitar inúmeras aldeias de Trás-os-Montes e Alentejo, para contar a história de sete mulheres, com idades entre os 28 e os 62 anos, que ajudam a levar o catolicismo aos locais mais isolados de Portugal

A reportagem da jornalista Ana Catarina André não começou a ser feita a pensar no Natal, mas alguns imprevistos e decisões fizeram com que seja publicada nesta semana. O momento só reforça o valor da história que se conta nesta edição: mulheres que explicam a Bíblia e dão a comunhão, substituindo literalmente os padres até ao máximo que o cânone católico permite. Muito para lá do que, certamente, muitos esperariam, depois de ainda há mês e meio terem ouvido o Papa Francisco defender, numa visita oficial à Suécia, que a proibição da Igreja de ter padres-mulheres é para sempre, em virtude de Jesus só ter escolhido homens como apóstolos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.