Sábado – Pense por si

Bassam Tibi: “Os europeus não estão a defender os seus valores”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 13 de janeiro de 2018 às 16:00

Filósofo e professor universitário, é autor de 41 livros, a maioria relacionados com o islão. Muçulmano devoto, alerta para os perigos da imigração ilegal para a Europa, defende uma reforma da sua própria religião e criou um conceito visto como revolucionário: o euro-islão.

Bassam Tibi imigrou para a Alemanha em 1962. Não por necessidade, mas para estudar. O pai era milionário, líder de uma empresa de construção de Damasco. O seu plano era voltar a casa após o doutoramento. Mas quando Hafez al-Assad tomou o poder, em 1970, e transformou a Síria num estado alauita, o grupo étnico-religioso dominante, foi obrigado a continuar na Europa. Deu aulas nas principais universidades americanas e dedicou-se ao estudo do islão nas relações internacionais. Esteve recentemente em Lisboa, para participar num ciclo de conferências promovido pelo Goethe-Institut e pelo Centro de Investigação em Teologia e Religião da Universidade Católica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.