Sábado – Pense por si

Alto dirigente norte-coreano desloca-se à Coreia do Sul

04 de fevereiro de 2018 às 17:28
Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

Kim Yong-Nam será acompanhado de três responsáveis políticos durante a visita de três dias, relacionada com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Um alto responsável norte-coreano com funções honoríficas vai deslocar-se à Coreia do Sul na sexta-feira para uma visita de três dias, relacionada com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, anunciou hoje o governo sul-coreano.

Kim Yong-Nam, que ocupa as funções simbólicas de chefe de Estado, será acompanhado de três responsáveis políticos e de uma equipa de apoio de 18 membros, adiantou o Ministério da Unificação sul-coreano, sem indicar se Kim assistirá à cerimónia de abertura dos jogos programada para o dia da sua chegada.

Em Janeiro, a Coreia do Norte anunciou, contra qualquer expectativa, que estava pronta para enviar os seus desportistas aos jogos de Pyeongchang, desencadeando um intenso processo diplomático.

O anúncio surpresa ocorreu numa altura de grande tensão na península coreana devido aos ensaios balísticos e nucleares de Pyongyang e à troca de mensagens apocalípticas e insultos pessoais entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump.

Negociações norte-sul permitiram um acordo para a participação de uma delegação norte-coreana nos jogos e a visita de uma delegação de alto nível.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.