Sábado – Pense por si

Alex desapareceu em Espanha. Foi encontrado em França seis anos depois

Hoje adolescente, tinha 11 anos quando desapareceu. Fugiu de uma comunidade espiritualista.

Alex Batty, um adolescente britânico de 17 anos desaparecido há 6 anos, foi encontrado na região de Toulouse, no sul de França, informaram as autoridades locais esta quinta-feira.

Greater Manchester Police/Handout via REUTERS

O jovem, cuja identidade foi confirmada pela sua avó, fugiu de uma comunidade espiritualista numa montanha dos Pirinéus, um destino comum para pessoas que procuram um estilo de vida alternativo.

"Ele disse-me que tinha estado a marchar durante quatro dias depois de ter partido das montanhas", disse Fabien Accidini, o condutor de entregas que encontrou o jovem a andar ao longo da autoestrada na região, ao jornal La Depeche.

Alex Batty desapareceu durante uma viagem a Málaga em 2017, juntamente com a mãe e o avô. Estava sob a tutela da avó, Susan Caruana, que acreditava que o seu ex-companheiro e a sua filha tinham fugido para que ele tivesse "um estilo de vida alternativo."

A avó tomou conta de Alex durante três anos em Oldham, Manchester e permitiu que o jovem fosse de férias com a mãe e o avô porque a sua saúde a impedia de o fazer. "Creio que o fizeram porque o meu estilo de vida e o meu sistema de crenças não são aquilo com que concordam, simplesmente viver o dia-a-dia, como as pessoas normais fazem", disse Susan Caruana. "Não queriam que ele fosse à escola, não acreditam na escola regular."

O adolescente vai regressar em breve a Inglaterra, segundo um porta-voz do Ministério Público de Toulouse, que acrescentou que "esta é uma investigação complexa e de longa duração, e precisamos de fazer mais inquéritos, bem como pôr em prática medidas de proteção adequadas."

Até ao seu regresso a casa, os serviços sociais de França vão ficar com a tutela de Alex. A polícia não acredita que o jovem estivesse em risco de sofrer ferimentos graves, apesar de acreditarem que com as crenças da mãe e avô, não estaria a receber os cuidados de saúde e escolaridade adequados.

Artigos Relacionados