Protecção Civil emitiu um aviso à população devido ao previsível agravamento das condições do estado do tempo para os próximos dias
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido ao previsível agravamento das condições do estado do tempo para os próximos dias, com chuva, queda de neve e vento forte. O aviso à população da ANPC surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê aguaceiros pontualmente fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, durante esta segunda-feira nas regiões do Centro e Sul e na terça-feira no Norte.
A Protecção Civil adianta que o IPMA prevê também vento forte no litoral e terras altas, com rajadas na ordem dos 70 e 90 quilómetros por hora respectivamente, e queda de neve acima dos 1.000 e 1.400 metros nas regiões do Norte e Centro. A ANPC refere que, para terça-feira, "não se excluiu eventuais fenómenos extremos de vento" a acompanhar o agravamento da instabilidade.
Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o condicionamento ou encerramento de vias de circulação devido à queda de neve, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e de gelo, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.
No aviso à população sobre as medidas preventivas, a Protecção Civil refere que devem ser adoptados os comportamentos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis.
Nesse sentido, a ANPC recomenda a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e de gelo nas vias rodoviárias, e transporte e colocação de correntes de neve nas viaturas sempre que se circular em áreas atingidas pela queda de neve.
A ANPC aconselha ainda a garantir uma adequada fixação de estruturas que possam estar soltas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, prestando atenção para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte, além de cuidados especiais ao circular junto à orla costeira, evitando a prática de actividades relacionadas com o mar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.