O jovem de 22 anos, que chegou à Alemanha como refugiado, continua a monte e a polícia alemã reforçou a segurança nas estações de comboio e aeroportos
O tipo de explosivo encontrado no apartamento de Jaber Albakr, em Chemnitz, no leste da Alemanha, indicia uma relação entre o sírio procurado desde sábado e os extremistas do Estado Islâmico , noticiou o jornal Bild, citando fontes da luta contra o terrorismo.
O peróxido de acetona encontrado é um explosivo usado frequentemente pelo EI, reforçando assim a tese de que o suspeito terá recebido formação dos jihadistas, segundo as mesmas fontes citadas este domingo. Ainda assim, as autoridades alemãs não avançaram oficialmente com qualquer relação entre o jovem e o EI.
O peróxido de acetona é uma substância altamente explosiva, que pode ser fabricada com materiais como o ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona. A substância é muito sensível à temperatura, fricção e impacto.
O jovem de 22 anos, que chegou à Alemanha como refugiado, continua a monte e a polícia alemã reforçou a segurança nas estações de comboio e aeroportos. Um dia depois do início da operação em Chemnitz, na região da Saxónia, o Ministério da Administração Interna comentou que o país continua na "mira do terrorismo internacional", enquanto a polícia federal informou ter sido reforçada a vigilância, pelo menos, até segunda-feira, sobretudo em "infraestruturas críticas".
A definição refere-se a aeroportos, estações de comboios e outros edifícios e locais relacionados com prestações de serviços básicos para a população, como centrais eléctricas e redes de distribuição de água.
Pela parte do Ministério da Administração Interna não foi descartada a hipótese de a Alemanha ser alvo de ataques, como os ocorridos em França e na Bélgica. Mas a operação antiterrorista de sábado mostrou que as forças de segurança alemãs "estão muito atentas".
Alemanha. Explosivo relaciona fugitivo sírio ao ISIS
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."