Sábado – Pense por si

A fome provocada pela covid-19 pode matar ainda mais do que o vírus

Diogo Barreto
Diogo Barreto 09 de julho de 2020 às 19:01

O vírus veio aprofundar ainda mais os problemas de fome em países como o Iémen, Afeganistão ou Venezuela. A Oxfam estima que possam vir a morrer 12 mil pessoas por dia de fome.

A Oxfam avisa, num relatório divulgado esta quinta-feira, que a atual pandemia de covid-19 agravou a situação de fome no mundo e que criou novos focos onde a fome se tornou um problema. A Oxfam diz mesmo que este flagelo poderá matar mais do que a própria doença provocada pelo SARS-CoV-2 (o vírus que dá origem À covid-19). Onze países africanos estão entre os principais pontos em que o risco de fome extrema foi agravado pela pandemia de Covid-19.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.