Sábado – Pense por si

A exploração de ouro venezuelano que está a enriquecer Maduro

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de agosto de 2019 às 07:00

Era o grande plano para retornar a situação financeira venezuelana à normalidade. Mas são cada vez mais as suspeitas de que Maduro esteja a retirar ganhos próprios.

A crise profunda em que a Venezuela está mergulhada há vários meses teve o condão de originar dezenas de promessas por parte do governo liderado por Nicolás Maduro para retirar o país da miséria. Em novembro, o presidente venezuelano anunciou: "A Venezuela vai tornar-se a segunda maior reserva de ouro de todo o mundo". O objetivo era criar 54 minas por toda a Venezuela cujas receitas iriam dar mais de 5.000 milhões de dólares por ano àquele país, ajudando a que este voltasse, lentamente, à normalidade financeira. Mas há cada vez mais suspeitas de que Maduro esteja a usar este projeto para enriquecer indevidamente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.