Sábado – Pense por si

UE examina suspeitas de cartel na indústria automóvel alemã

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito

A Comissão Europeia indicou este sábado que está a analisar informações que dão conta de um eventual cartel entre grandes construtores do sector automóvel alemão.

"A Comissão Europeia e o gabinete alemão anti-cartel receberam informações" sobre um eventual cartel entre os construtores alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão a ser examinadas pela Comissão", indicou o executivo europeu.

"Nesta altura, é prematuro especular mais", disse um porta-voz de Bruxelas, acrescentando que "a Comissão Europeia e as autoridades nacionais da concorrência cooperam de perto neste tipo de assuntos".

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito.

As declarações da Comissão surgem depois de um artigo na revista alemãDer Spiegel,segundo o qual os cinco construtores teriam formado um cartel desde os anos de 1990, havendo concertação nomeadamente quanto à redução de emissões poluentes em veículos diesel.

A Comissão Europeia pode aplicar multas pesadas neste tipo de situações. O recorde foi atingido em Julho de 2016, com a União Europeia a aplicar uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos quanto aos preços de venda.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.