Sábado – Pense por si

UE examina suspeitas de cartel na indústria automóvel alemã

22 de julho de 2017 às 19:40
As mais lidas

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito

A Comissão Europeia indicou este sábado que está a analisar informações que dão conta de um eventual cartel entre grandes construtores do sector automóvel alemão.

"A Comissão Europeia e o gabinete alemão anti-cartel receberam informações" sobre um eventual cartel entre os construtores alemães Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler, "que estão a ser examinadas pela Comissão", indicou o executivo europeu.

"Nesta altura, é prematuro especular mais", disse um porta-voz de Bruxelas, acrescentando que "a Comissão Europeia e as autoridades nacionais da concorrência cooperam de perto neste tipo de assuntos".

Depois de analisar o caso, o executivo europeu decide se abre ou não um inquérito.

As declarações da Comissão surgem depois de um artigo na revista alemãDer Spiegel,segundo o qual os cinco construtores teriam formado um cartel desde os anos de 1990, havendo concertação nomeadamente quanto à redução de emissões poluentes em veículos diesel.

A Comissão Europeia pode aplicar multas pesadas neste tipo de situações. O recorde foi atingido em Julho de 2016, com a União Europeia a aplicar uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos quanto aos preços de venda.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.