Secções
Entrar

Ucrânia vê cimeira Rússia-EUA com bons olhos mas não quer ficar de fora

Leonor Riso 21 de fevereiro de 2022 às 11:00

"Ninguém pode resolver o nosso problema sem nós", alertou o responsável máximo de segurança do país. Separatistas anunciaram a morte de dois civis.

A Ucrânia acolhe a possibilidade de uma cimeira entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente russo Vladimir Putin, mas diz que nada do conflito que opõe os territórios russo e ucraniano pode ser solucionado sem o envolvimento de Kiev. 

Oleksiy Danilov, o responsável máximo da segurança na Ucrânia, alertou: "Ninguém pode resolver o nosso problema sem nós. Tudo deve acontecer com a nossa participação."

REUTERS/Gleb Garanich



Biden e Putin concordaram com a realização de uma cimeira sobre a Ucrânia, anunciou o presidente francês Emmanuel Macron. Contudo, pouco depois do anúncio,
Kremlin considerou "prematuro" falar de uma cimeira entre os presidentes para neutralizar a crise russo-ocidental em torno da Ucrânia e o perigo de uma invasão russa.

"Existe um entendimento de que devemos continuar o diálogo no nível de ministros (estrangeiros). Falar sobre planos concretos para a organização de cimeiras é prematuro", disse aos repórteres o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.



Já o presidente dos Negócios Estrangeiros Dmytro Kuleba revelou que a Ucrânia e a União Europeia chegaram a um princípio de acordo sobre realizar uma missão de aconselhamento militar em território ucraniano. "Não são forças de combate", frisou. 

Segundo os separatistas pró-russos em Lugansk, dois civis morreram durante um ataque no domingo das forças governamentais de Kiev. Os conflitos entre o governo ucraniano e os rebeldes duram há mais de oito anos. Os dois lados trocaram acusações de violação do cessar-fogo ao longo dos últimos dias, com o uso de morteiros e artilharia. A Rússia colocou mais de 100 mil soldados junto à fronteira com a Ucrânia e diz estar preocupada com o aumento das hostilidades. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela