Secções
Entrar

Salário mínimo europeu não é prioridade para Comissão Europeia

01 de outubro de 2019 às 17:21

Schmit fixou como prioridades o aumento do emprego e a promoção de uma força de trabalho bem preparada para responder aos desafios das transições digital e climática.

O comissário designado peloLuxemburgo, Nicolas Schmit, indicou hoje, em Bruxelas, na audição perante uma comissão do Parlamento Europeu (PE)não ter qualquer intenção de fixar um salário mínimo europeu.

Schmit, que pertence à família política socialista europeia e já foi ministro do Trabalho e da Economia Social no Luxemburgo, está indicado para a pasta do Emprego na futura 'comissão van der Leyen'.

Na audição perante a comissão do Emprego do PE, o luxemburguês salientou que irá bater-se pela aplicação de padrões mínimos com vista a reduzir as disparidades na União Europeia (UE), mas deixou claro que não pode haver um salário mínimo igual comum a todos os Estados-membros, salientando que a nova Comissão Europeia não irá definir um quadro europeu de salários mínimos.

Nas suas declarações aos eurodeputados, Schmit fixou como prioridades o aumento do emprego e a promoção de uma força de trabalho bem preparada para responder aos desafios das transições digital e climática.

O comissário designado salientou ainda o objetivo de se centrar nos direitos sociais e na inclusão social.

Segundo o gabinete estatístico da UE (Eurostat), 22 dos 28 Estados-membros têm salários mínimos brutos que, desde janeiro, vão dos 286 euros, na Bulgária, até aos 2.071 no Luxemburgo, passando pelos 600 euros, em Portugal.

A comissária designada por Portugal é Elisa Ferreira, com a pasta Coesão e Reformas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela