Secções
Entrar

Rússia inicia ataques contra diferentes alvos na Ucrânia durante a madrugada

SÁBADO , Lusa 09 de março de 2023 às 07:47

Militares ucranianos avançam que só durante esta manhã foram disparados 81 mísseis e oito drones. Pelo menos seis pessoas morreram.

A central nuclear de Zaporijia, ocupada pelo exército russo no sul da Ucrânia, ficou sem ligação à rede elétrica na sequência de um ataque. A informação foi avançada em comunicado pela Energatom, o operador da central que advertiu para o risco de acidente.

REUTERS/Gleb Garanich

"A última linha de comunicação entre a central nuclear ocupada de Zaporijia e a rede elétrica ucraniana foi cortada devido aos ataques de foguetes" russos, indicou. Atualmente, estão a ser utilizados geradores a diesel de emergência, de forma a garantir a alimentação mínima da central.

A Rússia desencadeou esta madrugada vários ataques contra diferentes alvos na Ucrânia, matando pelo menos seis pessoas. No leste do país, de acordo com o governador de Kharkiv, Oleg Synegubov, 15 mísseis atingiram Kharkiv e a região nordeste, afetando vários edifícios residenciais. Em Odessa, o governador Maksym Marchneko, notou que infraestruturas energéticas regionais e edifícios residenciais foram atingidos por aquilo que considera ser um "ataque maciço de mísseis".

"Felizmente, não registámos vítimas", declarou o responsável, acrescentando terem sido acionadas "restrições no fornecimento de eletricidade". Ainda assim, está a ser pedido que os civis se mantenham em abrigos, uma vez que é esperada "uma segunda vaga".

1 de 3
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Foto: REUTERS/Gleb Garanich
Foto: REUTERS/Gleb Garanich

Já em Kiev, o presidente da câmara, Vitali Klitscho, avançou que se registaram várias explosões na capital. Uma delas contra um edifício residencial no bairro de Holosiivskyi e outra em Sviatochyne que provocou pelo menos dois feridos. "Dois veículos estão em chamas no pátio de um edifício residencial (...) Todos os serviços [de emergência] estão a deslocar-se para o local", escreveu na rede social Telegram. 
 
Foram ainda relatadas explosões na cidade de Chernigiv, no norte e na região ocidental de Lviv, bem como nas cidades de Dnipro, Lutsk e Rivne e os meios de comunicação ucranianos noticiaram explosões nas regiões ocidentais de Ivano-Frankivsk e Ternopil.

Perante a situação, acabaram por ser aplicados cortes preventivos de energia de emergência nas regiões de Kiev, Dnipropetrovsk, Donetsk e Odessa, disse o fornecedor DTEK.

A Rússia tem vindo a atingir a Ucrânia com ataques maciços de mísseis desde outubro passado, bombardeando, com mísseis e drones, equipamentos ucranianos essenciais para o abastecimento de água e de eletricidade. Inicialmente, visavam infraestruturas energéticas ocorriam semanalmente e mergulhavam cidades inteiras na escuridão, tornando-se menos frequentes ao longo do tempo. O último ataque ocorreu a 16 de fevereiro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela