Secções
Entrar

Refém luso-israelita entre libertados pelo Hamas

Luana Augusto 24 de novembro de 2023 às 17:52

Luso-israelita de 70 anos está entre os reféns libertados. Em troca, Israel teve de libertar 39 palestinianos.

A Cruz Vermelha confirmou esta sexta-feira, 24, que o Hamas libertou 24 reféns, no que será o primeiro dia de tréguas desde o agudizar do conflito entre Israel e o grupo terrorista. Em troca, Israel libertou 39 mulheres e crianças palestinianas que estariam detidas nas suas prisões, avançou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari.

REUTERS/Reuters TV

Entre os 24 reféns libertados, encontra-se uma luso-israelita: a informação foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho. Trata-se de Adina Moshe, com 72 anos. "Efetivamente tínhamos a esperança, não queríamos falar muito do assunto. Tínhamos esperança e confirma-se que saiu", comentou o chefe da diplomacia portuguesa.

"A dor profunda que os familiares separados dos seus entes queridos sentem é indescritível. Estamos aliviados por alguns se reunirem depois de uma longa agonia", disse o diretor regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Fabrizio Carboni, citado pela agência de notícias Reuters.

A imprensa israelita avança ainda que da lista de reféns libertados fazem parte 13 mulheres e crianças, que foram posteriormente entregues à Cruz Vermelha e a uma equipa de segurança egípcia, que terá ajudado na sua libertação. O primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, acrescentou ainda, através das redes sociais, a libertação de 12 trabalhadores agrícolas tailandeses, todos homens.

Al Qahera News/Reuters

"Foi confirmado pelo Departamento de Segurança e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que há 12 reféns tailandeses já libertados. Os funcionários da embaixada estão a caminho para os irem buscar. Os seus nomes e detalhes devem ser conhecidos. Fique atento", escreveu no X.

Ainda que tenha sido anunciada a libertação destes 12 tailandeses, uma fonte citada pela Reuters garante que poderão ser 11 ou 12 trabalhadores e que este é o resultado de uma outra negociação que terá sido mediada pelo Egito e o Catar.

Este foi o primeiro dia de tréguas entre o Israel e o Hamas. Para os próximos quatro dias está ainda prevista a libertação de 50 mulheres e crianças reféns, em troca das 150 que se encontram detidas nas prisões israelitas.

Israel afirma que caso sejam libertados 10 reféns por dia que a trégua poderá ser estendida, assegurando assim a libertação de mais pessoas. Estima-se que desde que o Hamas lançou o ataque a Irsael, a 7 de outubro, que se encontram encarcerados em túneis mais de 240 reféns.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela