Secções
Entrar

RA-02795. O que se sabe sobre o alegado voo fatal de Prigozhin

Leonor Riso 24 de agosto de 2023 às 08:11

Avião sofreu descida repentina nos últimos 30 segundos. Contudo, havia um segundo avião ligado a Prigozhin que também ia para São Petersburgo voltou para Moscovo.

"Ouvi uma explosão ou um estrondo. Geralmente se acontece uma explosão em terra ouve-se um eco, mas foi só um estrondo e eu olhei para cima e vi fumo branco", relatou uma testemunha da queda do avião que transportava Yevgeny Prigozhin à agência noticiosa Reuters. "Uma asa foi numa direção e a fuselagem subia e descia. E depois deslizou com uma asa. Não mergulhou de nariz, estava a deslizar. Receei que caísse em cima da aldeia - eu estava aqui. Saltei para a minha bicicleta e cheguei lá em 20 minutos. Tudo ardia. As pessoas andavam à volta. Arrastaram alguém, os restos... Não percebi. Só vi o número no avião, que lhes disse, e foi isso."

O Embraer Legacy 600, um jacto privado que continha Yevgeny Prigozhin na sua lista de passageiros, caiu esta quarta-feira perto da aldeia de Kuzhenkino, na região de Tver, Rússia. Fazia a viagem entre Moscovo e São Petersburgo. Às 16h19 de Portugal continental, o avião registado como RA-02795 fez "uma descida vertical repentina", relatou à Reuters Ian Petchenik, do site de acompanhamento de voos Flightradar24. Em 30 segundos, o avião tinha descido mais de 2 mil metros de uma altitude de mais de 8 mil. "O que aconteceu, aconteceu rápido", confirma. "Podem ter estado a lutar [com o avião] depois do sucedido." Mas até à descida, "não havia indicação de alguma coisa errada com o avião", garante. O avião manteve-se no ar durante 33 minutos, altura em que acontece a descida. 

1 de 4
Foto: REUTERS/Marina Lystseva
Foto: REUTERS/Marina Lystseva
Foto: REUTERS/Marina Lystseva
Foto: REUTERS/Marina Lystseva

Em mais de 20 anos, este tipo de  avião só teve um acidente que não se deveu a falha mecânica. Contudo, a aeronave não era alvo de manutenção desde 2019, indicou fonte da Embraer à Reuters. 

O avião foi feito em 2007. 

A lista de passageiros foi divulgada pela agência de aviação russa, e fontes da imprensa do país indicaram que o avião terá sido abatido por um ou mais mísseis terra-ar. A Rússia abriu uma investigação criminal. Segundo os EUA, está fora de questão que o sucedido tenha sido causado por um míssil, colocando ao invés a hipótese de uma bomba a bordo ou outro tipo de sabotagem. Foi suficientemente forte para separar uma asa da fuselagem. 

A Reuters aponta que foram recolhidos dez corpos. O Grey Zone, um canal de Telegram com mais de 500 mil subscritores ligados ao grupo Wagner, considerou que Prigozhin era um herói e patriota que morreu às mãos de pessoas não identificadas, mas consideradas "traidores da Rússia".

Segundo avião ligado a Prigozhin voltou para trás

Depois da queda do voo do RA-02795, um outro avião que também ia de Moscovo a São Petersburgo voltou para Moscovo e aterrou, indica a Reuters. Trata-se de uma aeronave também ligada ao líder do grupo Wagner. 

Os media russos indicaram que Prigozhin tinha tido uma reunião com membros do Ministério da Defesa russo, algo que a Reuters não conseguiu confirmar. 

Artigo atualizado às 8h16 de 25 de agosto. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela