Secções
Entrar

Putin assina em direto reconhecimento de independência de Donetsk e Luhansk

Diogo Camilo 21 de fevereiro de 2022 às 19:05

Presidente russo assinou decretos que reconhecem a independência das regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk, ocupadas por grupos separatistas pró-russos. Numa transmissão em direto chamou a Ucrânia de "colónia dos EUA com um regime de marionetas".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira em direto um decreto que reconhece a independência das regiões da Ucrânia controladas por forças separatistas pró-russas, as auto-proclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, junto dos responsáveis das mesmas.

A intenção foi dada a conhecer minutos antes por um comunicado do Kremlin, após ser transmitida a decisãoao presidente de França, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que lhe indicou que tal constituiria uma "quebra unilateral" dos acordos de Minsk, assinados em 2014 para pôr fim à guerra no este da Ucrânia.

"A situação em Donbass tornou-se crítica, aguda outra vez. Estou aqui a dirigir-me a vocês diretamente não apenas para avaliar o que se está a passar mas para vos informar das decisões tomadas e sobre possíveis passos futuros", começou por dizer Putin numa transmissão televisiva em que deixou
 uma caracterização histórica pessoal sobre a Ucrânia, considerando que a versão "moderna" do país "foi criada pela Rússia comunista" e que a "Ucrânia soviética foi criada por Lenine", referindo que a Rússia sempre teve uma "cooperação aberta" com a Ucrânia.


"Os líderes da Ucrânia queriam todas as coisas boas da Rússia sem quaisquer obrigações", afirmou o presidente russo, acusando as autoridades do país de estarem "contaminadas pelo vírus do nacionalismo e da corrupção".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela