Secções
Entrar

Presidente do México responde a Trump: “América mexicana, soa bem não soa?”

Gabriela Ângelo 09 de janeiro de 2025 às 17:36

Claudia Sheinbaum respondeu à sugestão de Trump de renomear o Golfo do México de “Golfo Americano”, dizendo que os Estados Unidos deviam passar a ser chamados “América mexicana”.

"América mexicana, soa bem, não soa?" pergunta Sheinbaum a um conjunto de jornalistas enquanto aponta para um mapa de 1607 que demonstra a região dos Estados Unidos sob essa designação.

Claudia Sheinbaum REUTERS

Esta pergunta em tom de brincadeira surge após Donald Trump ter mostrado interesse na ideia de renomear o corpo de água que se estende desde a Flórida até Cancún, de Golfo do México para o "Golfo Americano". Nessa conferência de imprensa de terça-feira onde apresentou as suas ideias expansionistas que vão para além da sua ideologia "America First", o presidente eleito dos EUA reiterou a ideia de tomar o controlo do Canal do Panamá e da Gronelândia

A primeira mulher presidente do México tem vindo a responder aos ataques do próximo presidente americano durante os últimos meses, e utilizou a sua conferência de imprensa diária para dar uma aula de História, mostrando mapas antigos, e dizendo que "a América mexicana é reconhecida desde o século XVII", referindo-se ao nome dado a "toda a zona norte do continente (americano)". 

Quanto ao Golfo do México, Suarez del Real, o antigo ministro da cultura, disse que o nome tinha sido reconhecido internacionalmente e usado como uma referência de navegação marítima há centenas de anos. 

Já em novembro, a presidente tinha respondido à ameaça de Trump de criar novas tarifas para as importações de produtos mexicanos, de forma a pressionar o país a parar o fluxo da entrada de imigrantes e de fentanil nos EUA. "Se houver taxas norte-americanas, o México também vai subir as tarifas". 

Sheinbaum também deixou bem claro que o México não é dirigido por cartéis de droga, como Trump tinha insinuado. "No México o povo é que manda", acrescentando que "estamos a tratar da questão da segurança". Apesar da comunicação crispada, a presidente acha que os dois países irão conseguir manter uma relação positiva: "Acho que será uma boa relação".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela