Secções
Entrar

Presidente da Ucrânia: "Preciso de munições, não de uma boleia"

Leonor Riso 26 de fevereiro de 2022 às 09:40

O presidente ucraniano recusou uma oferta dos EUA para abandonar o seu país. Esta manhã, divulgou mais um vídeo para provar que se encontra em Kiev.

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, teve uma oferta dos Estados Unidos para sair do país mas recusou. Washington preparava-se para retirar Zelensky da Ucrânia de maneira a evitar que este seja capturado ou morto pelas forças russas, mas o presidente recusou. De acordo com uma fonte citada pela agência Associated Press, Zelensky afirmou: "A luta é aqui; eu preciso de munições, não de uma boleia."

Reuters

Esta manhã, o presidente ucraniano divulgou mais um vídeo em que revela estar dentro de Kiev. "Não acreditem em notícias falsas. Eu estou aqui. Não vamos depor as nossas armas. Defenderemos o nosso país. As nossas armas são a nossa força e esta é a nossa terra, o nosso país e as nossas crianças. Vamos protegê-los a todos." O vídeo foi gravado junto à Casa com Quimeras, um dos edifícios mais conhecidos de Kiev.


A capital foi alvo de um pesado ataque esta noite, por parte dos russos. As pessoas foram aconselhadas a refugiar-se em abrigos e a afastarem-se de janelas e varandas.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e 'desnazificar'" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela