Secções
Entrar

O que se sabe sobre o sismo que atingiu a Turquia e a Síria

Leonor Riso 06 de fevereiro de 2023 às 16:12

Mais de 3 mil pessoas morreram, mas o número deverá aumentar. Dezenas de países já ofereceram ajuda. Ainda são esperadas dezenas de réplicas.

O número de mortos causados pelo sismo que se sentiu na Turquia ascendeu a1.762 . Na Síria - onde foram captadas as imagens abaixo -, até agora, são pelo1.300mortos o que sobe o número de mortos para mais de 3 mil. Registam-se em território turco11.159feridos e3.500 edifícios destruídos. Muitas vítimas estarão ainda debaixo de escombros. 

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O primeiro terramoto registou-se cerca das 04h17 (01h17 em Lisboa) e atingiu uma magnitude de 7.8 na escala de Richter, mas de manhã, uma réplica atingiu 7.5 e causou a queda deste edifício:

Os esforços de resgate estão a ser afetados pelas condições meteorológicas, depois de a região ter sido atingida por uma grande queda de neve. As réplicas podem durar dias ou semanas, segundo os especialistas, e só na Turquia já foram sentidas mais de 120. 

Este sismo foi sentido em locais tão distantes como a Gronelândia. O sismo teve epicentro em Kahramanmaras, na província de Gaziantep. Situa-se a 33 quilómetros de Gaziantep, cidade onde vivem mais de dois milhões de pessoas que incluem centenas de milhar de sírios que fugiram devido à guerra que começou em 2011. Encontra-se ainda a 50 quilómetros do noroeste da Síria, onde vivem várias pessoas internamente deslocadas pelo conflito. A cidade de Aleppo, também com dois milhões de habitantes, sentiu o sismo com grande intensidade. 


"De momento temos uma crise, a que acresce as más condições meteorológicas e edifícios colapsados e, infelizmente, hospitais danificados", afirmou à Al-Jazeera Mazen Kiwara, diretor da Sociedade Médica Sírio-Americana. "Temos informações iniciais dos nossos hospitais... Os hospitais estão sobrecarregados com o número de vítimas" e muitos tiveram que ser evacuados. 

Entre os desaparecidos, encontra-se um futebolista que jogou no FC Porto:Christian Atsu

A Turquia situa-se na placa tectónica da Anatólia, onde se encontram duas falhas sísmicas: as Falhas Setentrional e Oriental da Anatólia, o que torna o país uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.


Nesta fotogaleria são visíveis os efeitos do sismo no país:

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters


Em 1999, um sismo de 7.4 na escala de Richter (de menor intensidade que este) atingiu a região de Duzce no nordeste da Turquia e matou mais de 17 mil pessoas. 

Vários países já ofereceram ajuda, em forma de apoio nos esforços de resgate e salvamento, com equipamento, cães, aviões, bombeiros, refeições, geradores, dinheiro e construção de campos de abrigos de emergência. Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Iraque, Qatar, Kuwait, Paquistão, Vaticano, Alemanha, Itália, Índia, Polónia, Taiwan, Ucrânia, Rússia, Grécia, Israel e Noruega já deram o seu apoio. Portugal demonstrou abertura para ajudano âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

António Guterres, secretário-geral da ONU, adiantou que tem meios na Turquia e na Síria para avaliar as necessidades. "Contamos com a comunidade internacional para ajudar os milhares de famílias atingidos por este desastre, muitos que já se encontravam em áreas com necessidade de ajuda humanitária e onde o acesso é um desafio", frisou. 

A União Europeia vai dar uma "resposta de crise" após uma reunião a ter esta segunda-feira, em colaboração com a Comissão Europeia. 

Edifícios emblemáticos perdidos 
A mesquita de Yeni, que remonta ao século XIII, colapsou parcialmente na província de Maltaya. 

O castelo de Gaziantep também ruiu parcialmente. Começou como uma torre de vigia no período romano usada nos séculos II e III a.C. e expandiu-se ao longo do tempo.

Reuters

A cúpula e parede este da mesquita de Sirvani, junto ao castelo e que terá sido construída no século XVII, também colapsou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela