Secções
Entrar

Nos 100 dias de guerra, confrontos não dão sinais de abrandamento em Gaza

Ana Bela Ferreira 14 de janeiro de 2024 às 15:20

O centro e sul da Faixa de Gaza continuam a ser as áreas alvo dos ataques israelitas, quando passam 100 dias desde o ataque do Hamas em território de Israel.

Os tanques e aviões israelitas mantiveram os alvos no sul e centro da Faixa de Gaza, quando passam 100 dias do ataque de 7 de outubro do Hamas a território de Israel. Os ataques concentraram-se, este domingo, na cidade de Khan Younis, no sul, e também nas cidades de Al-Bureij e Al-Maghazi, no centro do enclave.

Israel Defense Forces/Handout via REUTERS

Pelo terceiro dia consecutivo as comunicações e serviço de internet estão em baixo em Gaza, dificultando o socorro dos serviços de emergência.

Entretanto, o Hamas anunciou o abate de um tanque israelita junto a Khan Younis, enquanto as forças israelitas deram conta da destruição de vários postos de lançamento de mísseis usados para atacar Israel.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, deu conta, nas últimas 24 horas da morte de 125 pessoas e 265 feridos. O que aumentou os números desde o início da ofensiva israelita para 24 mil mortos e 60 mil feridos.

Ontem, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garantiu que ninguém irá parar os ataques a Gaza, nem oprocesso judicial em Haiapor genocídio. "Ninguém nos vai parar - nem Haia, nem o Eixo do Mal, ninguém", disse, em conferência de imprensa, referindo-se ao processo, mas também aos Hutis e ao Hezbollah, grupos apoiados pelo Irão.

Do lado do Hamas, numa conferência em Istambul, o líder Ismail Haniyeh elogiou o ataque de 7 de outubro, que matou mais 1.200 israelitas e fez 240 reféns. "Não procuramos guerras. Procuramos a liberdade", defendendo que o ataque foi, em parte, uma resposta aos anos de bloqueio de Israel à população da Faixa de Gaza, que o Hamas controla desde 2007.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela