Secções
Entrar

Morreu o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi

SÁBADO 12 de junho de 2023 às 09:40

Político e empresário tinha 86 anos e tinha sido diagnosticado com leucemia, estava internado desde sexta-feira. Funeral de estado será quarta-feira na Catedral de Milão.

Silvio Berlusconi morreu, esta segunda-feira, no hospital San Raffaele, em Milão.

Segundo avança o Corriere Della Sera, o líder do partido Forza Italia, de 86 anos, encontrava-se internado desde sexta-feira devido à leucemia que lhe tinha sido diagnosticada há uns meses. Recentemente tinha passado por uma recuperação de 45 dias que envolveu internamento nos cuidados intensivos, devido a uma pneumonia.

O jornal italiano La Repubblica indica que o político italiano e magnata dos media terá morrido às 9h30 da manhã (8h30, em Lisboa), citando fontes próximas da família. A imprensa italiana dá conta de que os filhos e o irmão Paolo foram vistos a entrar no hospital esta manhã.

O corpo do ex-político vai ser transportado ainda hoje do hospital para a sua casa privada em Arcore, na Lombardia. O funeral de estado decorre na quarta-feira na catedral de Milão. O presidente da República italiano, Sergio Mattarella, já confirmou a sua presença nas cerimónias fúnebres.

Três vezes primeiro-ministro de Itália (1994 e 95, 2001 e 2006, e 2008 e 2011), Berlusconi fica ligado à história política do país transalpino das últimas décadas. Além disso, deixa a sua marca como empresário da construção civil, magnata da televisão, presidente de Milão e depois de Monza e fundador do partido Forza Italia.

Conhecido como "um matador absoluto", Il Cavaliere foi ainda arguido em vários processos.

A rede de televisão de que Berlusconi foi fundador e que é presidida pelo filho, a Mediaset, também confirmou a notícia. De lágrimas nos olhos os jornalistas Federica Panicucci e Francesco Vecchi confirmaram a morte do magnata e anunciaram um especial em honra do fundador da empresa.

Também o antigo primeiro-ministro Matteo Renzi reagiu no Twitter. "Silvio Berlusconi fez história neste país. Muitos o amaram, outros tantos o odiaram: todos devem reconhecer hoje que o seu impacto na vida política, mas também económica, desportiva, televisiva não tem precedentes. Hoje Itália chora junto com a família, aos seus amigos, às suas empresas, ao seu partido. A todos aqueles que gostavam dele o meu abraço mais afetuoso e sincero. Nestes momentos recordo os nossos encontros, os muitos conselhos, os nossos acordos e os nossos desacordos."

A atual primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, que está no poder juntamente com o partido de Berlusconi, também reagiu à notícia numa mensagem de vídeo. "Silvio Berlusconi era sobretudo um combatente, era um homem que não tinha medo de defender as suas convicções e foram precisamente a sua coragem e a sua determinação que fizeram dele um dos homens mais influentes da história de Itália, que lhe permitiram fazer verdadeiros avanços no mundo da política, da comunicação e dos negócios. Com ele, Itália aprendeu que não devia limitar-se. Aprendeu que não se devia dar por vencida. Com ele combatemos, vencemos e perdemos muitas batalhas. E também por ele levaremos a bom porto os objetivos que, juntos, nos propusemos. Adeus Silvio."

Notícia atualizada às 12h51 com informações sobre o dia e o local do funeral.

tefano Montesi - Corbis/Corbis via Getty Images)
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto