Secções
Entrar

À segunda foi de vez. Merz eleito chanceler alemão

Ana Bela Ferreira 06 de maio de 2025 às 09:51

Líder da CDU falhou eleição na votação da manhã, mas acabou eleito esta tarde. Chanceler tinha de reunir 316 votos, de manhã só conseguiu 310. Na segunda votação conquistou 325 votos.

Depois de ter falhado a eleição na primeira tentativa - o que aconteceu pela primeira vez na história -, o líder conservador Friedrich Merz foi esta terça-feira à tarde aprovado como chanceler alemão pelo parlamento.

AP Photo/Markus Schreiber

O resultado da primeira votação foi uma surpresa, uma vez que estava estabelecido o acordo de governação entre conservadores e social-democratas. Merz, da coligação CDU/CSU, ganhou as eleições federais de fevereiro e desde então negociou um acordo de governação com o SPD de centro-esquerda, de forma a deixar de fora a extrema-direita AfD.

Na primeira votação para a confirmação da sua tomada de posse, o conservador conseguiu apenas 310 votos, dos 316 necessários, na câmara baixa do parlamento. À tarde, na votação que lhe deu a eleição conquistou 325 votos (a coligação CDU e SPD daria 328 votos), registando-se ainda três nulos, 289 contra e uma abstenção.

Notícia atualizada às 15h20 com a eleição de Merz na segunda votação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela