Secções
Entrar

Mais de 100 refugiados desaparecidos ao largo da costa da Líbia

29 de junho de 2018 às 13:40

A guarda costeira líbia conseguiu resgatar das águas 14 pessoas e admite que as restantes podem não ter sobrevivido.

A guarda costeira líbia alertou esta sexta-feira que mais de 100 migrantes estão desaparecidos no mar, possivelmente mortos, depois de a embarcação em que viajavam ter naufragado ao largo da costa da Líbia.

A guarda costeira líbia conseguiu resgatar das águas 14 pessoas, disse um porta-voz, Ayoub Gassim, à agência Associated Press, acrescentando não saber o número preciso de pessoas que estavam na embarcação.

O naufrágio ocorreu a leste da capital líbia, Tripoli, disse.

A Líbia é um importante país de trânsito de migrantes que fogem de conflitos ou da miséria em países da África subsariana ou do Médio Oriente e tentam chegar à União Europeia (UE).

Os traficantes de pessoas exploram a desordem instalada no país desde o fim do regime de Muammar Kadhafi, em 2011.

Os líderes da UE, reunidos em cimeira, alcançaram esta quinta-feira um acordo sobre migrações que prevê a criação de plataformas de desembarque regionais de migrantes e de centros controlados nos Estados-membros, bem como o reforço do controlo das fronteiras externas.

A criação de plataformas de desembarque visa "desmantelar definitivamente o modelo de negócio dos traficantes, evitando assim a trágica perda de vidas humanas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela