A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Maduro vs. Trump: o que levou ao eclodir do conflito?
Trump ordenou o envio de 10 jatos e uma frota de navios para o Caribe. Além disso, os EUA estão a oferecer uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à detenção de Maduro. O que está por detrás do conflito?
Depois de os Estados Unidos terem atacado um barco proveniente da Venezuela que transportava "narcoterroristas do [gangue] Tren de Aragua" e de ter sido anunciado o envio de uma frota de navios militares para a América do Sul, agora foi a vez de Donald Trump ter ordenado o envio de 10 jatos F-35 para o Caribe para a realização de operações contra cartéis de drogas, noticiou esta sexta-feira a agência de notícias Reuters.
Tensão EUA-Venezuela: Trump ordena envio de jatos para o Caribe e oferece recompensa por Maduro
DR
Inimigos de longa data
Os Estados Unidos e a Venezuela não mantêm relações diplomáticas bilaterais formais desde 2019 - no primeiro mandato de Donald Trump. E mesmo já depois do ex-presidente Joe Biden ter entrado para o poder, em 2021, os laços entre o governo americano e venezuelano continuaram rompidos. Segundo a rádio alemã DW, este rompimento ocorreu quando a Casa Branca reconheceu o então líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino do país. "Amanhã queremos dizer isto em nome do povo americano: estamos com ustedes. Estamos convosco, e estaremos convosco até que a democracia seja restaurada e que vocês reclamem o vosso direito à libertade", disse na altura o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, num vídeo partilhado na sua rede social X. "A crise na Venezuela vai piorar até que a democracia seja restaurada. É por isso que os Estados Unidos apoiam a Assembleia Nacional e o Sr. Guaidó. Nicolás Maduro não tem legitimidade para se manter no poder. Nicolás Maduro tem de se ir embora." Na altura, os EUA chegaram até a impor sanções contra Caracas e Trump sugeriu que uma intervenção militar poderia mudar o regime na Venezuela. "Todas as propriedades e interesses em propriedade do governo da Venezuela que estão nos Estados Unidos estão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou de outra forma negociados", diz a ordem executiva assinada por Trump.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Drogas
Tráfico de droga
Governo
Estados Unidos
Venezuela
Nicolás Maduro
Donald Trump
Casa Branca
Deutsche Welle
Tren de Aragua
Departamento de Estado dos Estados Unidos
Artigos recomendados
As mais lidas
Quem é Inês Bichão, a mulher que acusa Cotrim de Figueiredo de assédio
14 de janeiro de 2026 às 22:01Alexandre R. Malhado
ChatGPT, onde invisto 5 mil euros?
13 de janeiro de 2026 às 23:00Tomás Guerreiro
Casa da mulher, carro e motorista do partido. A declaração de André Ventura
14 de janeiro de 2026 às 08:53Marco Alves
Inês Bichão partilhou caso de assédio sexual com autora na Feira do Livro: "Ela chorou, aflita"
16 de janeiro de 2026 às 07:00Luana Augusto
Turismo rural de Gouveia e Melo tem um histórico de ilegalidades urbanísticas
16 de janeiro de 2026 às 19:39Alexandre R. Malhado