Secções
Entrar

Líder do Hezbollah reúne-se com Hamas para discutir cessar-fogo

Lusa 05 de julho de 2024 às 09:31

Nasrallah e a delegação do Hamas discutiram "as negociações em curso" e "as propostas para pôr fim à agressão contra o povo palestiniano na Faixa de Gaza", ao mesmo tempo que reiteraram a "coordenação em todos os níveis" para alcançar todos os objetivos desejados" no quadro do conflito.

O líder do partido milícia xiita Hezbollah, Hasan Nasrallah, reuniu-se esta sexta-feira com uma delegação do Hamas para abordar o conflito com Israel e um possível acordo de cessar-fogo no enclave palestiniano.

REUTERS/Hasan Shaaban

Segundo informações recolhidas pela rede de televisão Al Manar, ligada ao Hezbollah, durante a reunião foram abordados "os últimos desenvolvimentos a nível político e de segurança na Palestina em geral, e em Gaza em particular", bem como "a situação nas frentes de apoio no Líbano, no Iémen e no Iraque", referindo-se aos ataques contra Israel por parte do Hezbollah, dos Houthis e das milícias pró-Irão, respetivamente.

Nasrallah e a delegação do Hamas discutiram "as negociações em curso" e "as propostas para pôr fim à agressão contra o povo palestiniano na Faixa de Gaza", ao mesmo tempo que reiteraram a "coordenação em todos os níveis" para alcançar todos os objetivos desejados" no quadro do conflito.

Na quinta-feira, as autoridades israelitas e o grupo islamita palestiniano Hamas fizeram um avanço nas conversações de paz, a decorrer no Qatar, definindo um roteiro para alcançar um acordo final sobre o conflito em curso há quase nove meses em Gaza.

A informação foi avançada por responsáveis israelitas e norte-americanos ao canal de notícias Al-Jazeera, do Qatar - um dos países mediadores das negociações, a par dos Estados Unidos e do Egito -, e adiantada por fontes norte-americanas à imprensa internacional.

Na quarta-feira, o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha anunciado que estava a estudar uma resposta do grupo islamita palestiniano Hamas a uma nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza e libertação dos reféns detidos no enclave.

A guerra em curso foi desencadeada pelo ataque do Hamas em solo israelita em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Após o ataque sem precedentes, Israel prometeu aniquilar o Hamas e lançou no dia seguinte uma ofensiva militar em Gaza, que também destruiu significativamente as infraestruturas do enclave de 2,3 milhões de habitantes.

De acordo com as autoridades de Gaza, o número de mortos palestinianos em quase nove meses de guerra na Faixa de Gaza ultrapassou os 38.000.

Apenas um dia após os ataques e o início da ofensiva, o Hezbollah iniciou uma onda de ataques com projéteis, mísseis e drones contra o norte de Israel a partir do Líbano, o que desencadeou confrontos que continuaram desde então.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela