Secções
Entrar

Israel e Hamas "muito, muito perto" de acordo, dizem EUA

Leonor Riso 12 de janeiro de 2025 às 14:41

EUA pressionaram para que seja alcançado acordo até 20 de janeiro. Em Israel, somam-se as manifestações que exigem o regresso dos reféns.

O presidente dos EUA, Joe Biden, vai contactar o primeiro-ministro de Israel em breve, indicou o seu conselheiro de segurança nacional. Segundo Jake Sullivan, o Hamas e Israel estão "muito, muito perto" de chegar a um acordo para travar o conflito em Gaza e para libertar os 98 reféns que ainda se mantêm sob poder do grupo terrorista. 

AP Photo/Maya Alleruzzo, Pool, File

Sullivan adianta que o presidente dos EUA está a receber atualizações diárias acerca das conversações em Doha. "Estamos muito determinados em usar cada dia que ainda temos no poder para fazer isto", frisou, dizendo ter esperança de alcançar o acordo antes de Trump chegar ao poder. Contudo, diz que o Hamas se mantém "intransigente". 

A delegação enviada por Israel para negociar no Qatar um possível acordo de cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas já chegou ao destino. Entre o grupo, encontra-se David Barnea, líder da polícia secreta Mossad, mas também Nitzan Alon, que lidera a unidade dos reféns nas Forças de Defesa de Israel e Ronen Bar, diretor da agência de inteligência israelita Shin Bet. 

Segundo a Associated Press, a presença de David Barnea faz com que as pessoas que teriam que assinar o acordo estejam agora envolvidas diretamente. 

A imprensa internacional detalha que uma das questões que divide as partes é a do corredor de Filadélfia, uma faixa de terreno entre a fronteira do Egito e a de Gaza. Israel quer que as suas tropas aqui se mantenham, ao passo que o Hamas insiste que se devem retirar. O desacordo sobre esta região fez com que caíssem as conversações de agosto de 2024.

Há ainda elementos que dividem a liderança do Hamas em Gaza e a liderança do grupo no estrangeiro. 

Este sábado, dia 11, Benjamin Netanyahu recebeu Steve Witkoff, enviado escolhido pelo presidente-eleito Donald Trump. A imprensa aponta que os Estados Unidos estão a pressionar para que seja encontrado um acordo até 20 de janeiro: o presidente-eleito já avisou sobre o "inferno" que se instalará se os reféns não forem libertados até à sua tomada de posse. 

O governo israelita acredita que 98 reféns ainda se mantêm em Gaza. A maioria foi capturada no dia 7 de Outubro de 2023, quando o Hamas lançou o seu ataque que matou mais de 1.200 pessoas e fez com que 250 fossem feitas reféns. Pensa-se que dezenas de reféns estejam mortos. 

Do lado palestiniano, mais de 46 mil morreram e mais de 109 mil ficaram feridos, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza, controladas pelo Hamas. 

Em Israel, têm ocorrido várias manifestações que pressionam o governo a um acordo com vista ao regresso dos reféns. Em 15 meses de guerra, só foi conseguido um breve cessar-fogo nas primeiras semanas do conflito e as conversações mediadas entre os EUA, Egito e Qatar não têm produzido resultados. 

Em discussão está um cessar-fogo faseado, sobre o qual Netanyahu diz estar comprometido apenas com a primeira fase, uma libertação parcial de reféns em troca de uma semana de pausa nos ataques. 

O Hamas quer a retirada completa das tropas israelitas do território, mas Netanyahu pressiona para destruir a capacidade de combate do grupo terrorista. 

Israel mantém os ataques à Faixa de Gaza: no sábado, uma menina de cinco anos morreu em Deir al-Balah, bem como dois familiares. Outro ataque no norte de Gaza matou oito palestinianos, incluindo duas crianças e duas mulheres. 

Notícia atualizada às 16h50, com a informação dada por Jake Sullivan.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela