Sábado – Pense por si

Sobe para 24 o número de mortos causados pelos incêndios em Los Angeles

Fogos na Califórnia parecem não dar tréguas. Meteorologistas alertam que os ventos fortes deverão aumentar, ao longo desta semana, e que esse cenário deverá fazer aumentar o número de mortes e desaparecidos.

Os incêndios em Los Angeles, Califórnia, já mataram pelo menos 24 pessoas estando ainda 16 desaparecidas, informou um médico legista do condado de Los Angeles.

A carregar o vídeo ...

Segundo a BBC, a maioria das vítimas foram encontradas na zona de Eaton, enquanto oito foram descobertas em Palisades. As autoridades acreditam que estes números continuarão a aumentar.

Enquanto as equipas de bombeiros se esforçavam no domingo (12) para conter a propagação dos incêndios florestais, que já destruíram milhares de casas, incluindo a de famosos como Paris Hilton, os meteorologistas da Califórnia alertam que os ventos fortes deverão aumentar, novamente, ao longo desta semana.

REUTERS/Ringo Chiu

De acordo com a agência noticiosa Associated Press (AP), o Serviço Nacional de Meteorologia estima que os ventos atinjam velocidades de 80 km/h, sendo que nas montanhas poderão mesmo atingir velocidades de 113 km/h. O dia mais perigoso deverá ser terça-feira (14), acrescentou o meteorologista Rich Thompson, citado pela AP.

"Haverá ventos muito fortes e rajadas em Santa Ana, uma atmosfera muito seca e arbustos ainda muito secos. Por isso, ainda temos algumas condições climáticas muito críticas", disse Thompson durante uma reunião, na noite de sábado.

Antes de ter sido anunciado o aumento da velocidade do vento, já haviam sido feitos alguns progressos para impedir a propagação dos fogos mortais em Palisades e Eaton. No terreno, os bombeiros locais estão a ser auxiliados por equipas de oito países, como Canadá e México.

Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Anthony C. Marrone, já chegaram mais 70 camiões de água adicionais para ajudar as equipas a afastar as chamas que se estão a espalhar devido às rajadas de vento. Também estão a ser utilizadas aeronaves, acrescentaram as autoridades citadas pela AP. "Estamos preparados para o próximo evento de vento", disse Marrone.

REUTERS/Daniel Dreifuss TPX IMAGES OF THE DAY

Neste momento continuam ativos três incêndios, em Los Angeles. O maior é o de Palisades, que já queimou mais de 23 mil hectares. Segundo a BBC, apenas 13% deste está contido.

O canal acrescenta ainda que o de Eaton é o segundo maior foco. Já fez arder mais de 14 mil hectares e apenas 27% está contido. Já o de Hurst queimou 799 hectares e foi quase totalmente extinto.

Os incêndios florestais na Califórnia estão a caminho de estarem entre os que mais prejuízos causaram na história dos EUA, aponta a BBC. No domingo, a empresa de previsão Accuweather aumentou a sua estimativa preliminar de perdas financeiras para entre 250 mil milhões de dólares e 257 mil milhões de dólares (244 mil milhões de euros e 251 mil milhões de euros).

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.