Secções
Entrar

Israel: Egito vai ajudar a retirar de Gaza 7 mil pessoas com dupla nacionalidade

Lusa 02 de novembro de 2023 às 20:02

Ismail Khairat afirmou que o Egito se prepara "para facilitar a receção e retirada de cidadãos estrangeiros de Gaza", representando 60 nacionalidades.

O Egito vai ajudar a retirar cerca de 7 mil estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade da Faixa de Gaza, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio.

REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

O Ministério da Saúde do Egito também informou que 21 palestinianos feridos foram deslocados hoje para hospitais egípcios, para receber tratamento, e 344 estrangeiros, incluindo 72 crianças, também atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah.

Numa reunião com diplomatas estrangeiros, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Ismail Khairat, disse que o Egito se prepara "para facilitar a receção e retirada de cidadãos estrangeiros de Gaza", representando 60 nacionalidades.

Hicham Adwan, diretor do ponto de passagem do lado palestiniano, indicou que cerca de uma centena de feridos e 400 estrangeiros e com dupla nacionalidade deverão ter atravessado o posto fronteiriço ao longo do dia de hoje.

Na quarta-feira, 76 palestinianos a bordo de ambulâncias e mais de 300 estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade foram retirados através da passagem de Rafah.

Segundo as autoridades egípcias, estes 76 palestinianos transportados incluíam 46 feridos e 30 pessoas que os acompanhavam.

Entre os estrangeiros estão cerca de 30 austríacos, quatro italianos, cinco franceses e alguns alemães.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou hoje que 74 cidadãos com dupla nacionalidade e passaportes dos EUA foram retirados da Faixa de Gaza.

Desde 7 de Outubro, a Faixa de Gaza tem sido bombardeada por Israel em resposta a um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas em solo israelita.

A situação humanitária ali é descrita como catastrófica pela ONU e por várias organizações internacionais.

O Ministério da Saúde do Hamas anunciou hoje que 9.061 pessoas, incluindo 3.760 crianças, foram mortas na Faixa de Gaza desde o início da guerra.

Em Israel, mais de 1.400 pessoas, principalmente civis, foram mortas, a maioria nos dias do ataque do Hamas em solo israelita, em 7 de outubro, segundo as autoridades locais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela