Secções
Entrar

Governo venezuelano diz que cooperação entre Caracas e Moscovo se mantém

Lusa 09 de janeiro de 2026 às 21:46

Ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que recebeu uma "mensagem renovada de solidariedade e apoio" da Rússia após os ataques dos EUA na Venezuela.

O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yván Gil, afirmou esta sexta-feira que a agenda de cooperação entre a Venezuela e a Rússia se mantém, reiterando a gratidão a Moscovo pelo apoio perante o ataque militar dos Estados Unidos.
Putin e Maduro encontram-se em Moscovo com tensões na Ucrânia Foto AP/Alexander Zemlianichenko, Pool
"Continuamos a trabalhar na agenda de cooperação entre os dois países", disse Gil numa mensagem publicada na sua conta de Telegram, após uma reunião com o embaixador russo em Caracas, Serguei Mélik-Bagdasarov. Neste sentido, indicou que recebeu uma "mensagem renovada de solidariedade e apoio" da Rússia após os ataques dos EUA na Venezuela, no passado sábado, que descreveu como uma "agressão militar ilegal e injustificada" e que levou à captura - que a Venezuela denuncia como "rapto" - do Presidente Nicolás Maduro e da mulher, Cilia Flores. "Concordamos na importância de defender conjuntamente o diálogo, a diplomacia e o respeito pelas normas internacionais e pela soberania dos povos como as únicas formas de promover as relações bilaterais e internacionais", acrescentou o chefe da diplomacia venezuelana. As autoridades de Caracas tinham anunciado antes o início de um "processo exploratório de natureza diplomática" com os Estados Unidos, com o objetivo de "restabelecer missões diplomáticas em ambos os países" e de abordar as consequências da ação militar contra Nicolás Maduro. Numa declaração, a administração venezuelana, agora liderada pela antiga vice-presidente de Maduro, Delcy Rodríguez, confirmou, como já havia sido anunciado pelos Estados Unidos, que uma delegação de oficiais diplomáticos do Departamento de Estado chegou ao país sul-americano, para "avaliações técnicas e logísticas inerentes à função diplomática." Da mesma forma, uma delegação de diplomatas venezuelanos viajará para os Estados Unidos para cumprir as "tarefas correspondentes", sem especificar mais detalhes ou a data de partida. O governo dos EUA confirmou à agência espanhola EFE que enviou uma delegação de diplomatas responsáveis pelas relações com a Venezuela para Caracas para explorar a possibilidade de reabrir a embaixada dos EUA no país sul-americano.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima