Secções
Entrar

EUA põem 2.000 soldados em prontidão para eventual envio para Israel

Lusa 17 de outubro de 2023 às 14:17

Forças envolvidas poderão realizar missões de aconselhamento e assistência médica.

Os EUA colocaram cerca de 2.000 soldados em estado de prontidão para possível envio para o Médio Oriente, em apoio a Israel, que está em guerra com o grupo islamita Hamas.

REUTERS/Violeta Santos Moura

"Hoje, o secretário da Defesa, Lloyd Austin, colocou aproximadamente 2.000 soldados e uma série de unidades em alerta máximo, através de uma ordem de prontidão", pode ler-se num comunicado do Governo norte-americano, que justifica a medida dizendo que procura "aumentar a capacidade da Defesa dos EUA para responder rapidamente a uma situação de segurança em evolução no Médio Oriente".

"Nenhuma decisão foi tomada relativamente ao envio de tropas neste momento", adianta o Departamento de Defesa, especificando que Lloyd Austin continua a avaliar a postura norte-americana, mantendo-se em contacto próximo com os seus aliados e parceiros na região.

As forças envolvidas poderão realizar missões de aconselhamento e assistência médica, segundo responsáveis do Pentágono, citados pelo Wall Street Journal e pela cadeia televisiva CNN.

No sábado, Lloyd Austin já tinha anunciado que os Estados Unidos enviariam um segundo porta-aviões para o Mediterrâneo Oriental, a fim de "dissuadir ações hostis contra Israel ou qualquer esforço para expandir esta guerra".

Esses anúncios ocorrem no momento em que o Presidente dos EUA, Joe Biden, é esperado em Israel, na quarta-feira, para uma visita de solidariedade.

O grupo islamita Hamas lançou no sábado passado um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está "em guerra" com o Hamas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela