Secções
Entrar

Espanha. Independentistas catalães exigem referendo e amnistia para apoiar Sánchez

Leonor Riso 28 de setembro de 2023 às 18:02

Duas resoluções conjuntas de ERC e Junts determinam as condições para líder do PSOE poder formar governo. Mas Feijóo ainda tem outra tentativa.

A investidura de Pedro Sánchez só acontece se houver referendo à independência da Catalunha, além da amnistia para os envolvidos na consulta popular de 2017. É o que determina o acordo entre os partidos ERC e Junts per Catalunya de que o líder do PSOE precisa para conseguir manter-se como presidente do governo de Espanha,. 

REUTERS/Susana Vera

"O Parlamento [da Catalunha] pronuncia-se a favor de que as forças políticas catalãs com representação nas Cortes [Gerais, o Parlamento espanhol] não deem apoio a uma investidura de um futuro governo espanhol que não se comprometa a trabalhar para tornar efetivas as condições para celebrar um referendo", indica a resolução alvo de acordo entre ERC e Junts e que será votada pelo Parlamento catalão na sexta-feira, 29, dia em que o líder do PP Alberto Núñez Feijóo se submete a um novo voto de investidura após ter falhado o primeiro no dia 27. 

Esta sexta-feira, Alberto Núñez Feijóo só precisa de maioria simples, mas já no dia 27 obteve mais quatro votos contra que a favor. 

Noutra resolução conjunta, os partidos independentistas catalães mantêm ainda "a necessidade de uma lei de amnistia para deixar sem efeito o que se tinha definido como uma infração penal ou administrativa relativa à defesa do exercício ao direito da autodeterminação da Catalunha". 

Face à investidura de Feijóo que se adivinha fracassada, o rei deverá abrir uma nova ronda de consulta aos partidos espanhóis e convidar outro candidato a formar governo, o que dará a oportunidade a Sánchez. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto