Secções
Entrar

Dos palácios sírios à opulência russa, a nova vida da família Assad

Gabriela Ângelo 12 de dezembro de 2024 às 19:25

Obrigados a fugir da Síria após a tomada de poder por forças rebeldes, a família de Bashar al-Assad encontrou um novo santuário na Rússia, após o presidente Putin lhes ter concedido asilo, e luxos não faltarão.

Segunda-feira, Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin anunciou que Putin terá aprovado o exílio de Assad, confirmando a presença da família na Rússia. "É claro que tais decisões não podem ser tomadas sem a aprovação do chefe de estado. A decisão é dele (Putin)", afirmou, dizendo ainda que o presidente não planeava encontrar-se com o antigo líder sírio. No entanto, recusou-se a comentar o paradeiro da família, que poderá incluir uma das suas variadas propriedades luxuosas no país. 

Syrian Presidency Facebook page via AP

Durante anos, a família Assad manteve uma vida faustosa na Síria, a sua riqueza, que tem sido gerida através de várias contas offshore, foi estimada acima de 2 mil milhões de euros, pelos EUA. A fortuna inclui artigos de coleção raros e casas luxuosas, incluindo propriedades em Londres e Moscovo. A família, constituída por Bashar, a mulher Asma e os três filhos, Zein, Hafez e Karimé, é atualmente proprietária de 18 apartamentos de luxo em Moscovo, num dos edifícios mais altos da Europa, que tem como vizinhos oligarcas russos.

Após o casamento de Bashar e Asma em 2000, ela rapidamente se adaptou à vida de luxo, inclusive, durante o governo do marido terá gastado centenas de milhares de dólares em roupas e acessórios de marca, mobiliário e decoração de casa. Comprava sapatos cobertos de cristais no valor de 7 mil dólares e gastava cerca de 350 mil dólares apenas para a decoração dos seus palácios.

Este estilo de vida extravagante manteve-se mesmo quando a Síria mergulhou numa violenta guerra civil que dizimou grande parte da infraestrutura e economia do país. Apesar das dificuldades e da opressão sentida pelo povo sírio, que resultou em 14 milhões de deslocados, a família Assad continuou a viver na opulência.

Após a fuga da família, o palácio residencial foi invadido por rebeldes que destruíram e roubaram artefactos deixados para trás. Também foi encontrada uma garagem com filas de carros de luxo, incluindo Ferraris, Lamborghinis, Cadillacs antigos, Bentleys e Rolls Royce.

@planetreporthq BREAKING: SYRIAN REBELS DISCOVER ASSAD'S LUXURY CAR COLLECTION! Rebels have uncovered Bashar al-Assad's garage, filled with dozens of luxury vehicles, as his regime crumbles. #Breaking #Syria #Assad #Luxury #Damascus ? son original - Breaking news

De acordo com o Telegraph, investigações realizadas à fortuna da família atribuem grande parte à transformação da Síria num narco-estado, através da produção em massa de Captagon, uma droga que contém fenetinila e é extremamente viciante e popular em festas no Médio Oriente. 

Além das ligações políticas e imobiliárias, a família Assad tem laços mais profundos com a Rússia. O filho mais velho do casal, Hafez, depois de completar os seus estudos universitários na Síria, mudou-se para Moscovo, onde completou um doutoramento da Universidade Estatal de Moscovo de física e matemática, inteiramente em russo. 

Esta mudança para a Rússia ocorre após um período de forte apoio militar e financeiro por parte do Kremlin ao regime de Assad durante a guerra civil. No entanto, a queda do regime de Bashar al-Assad e a sua saída da Síria representa uma perda de influência russa e iraniana na região, sobretudo tendo em conta a importância estratégica das bases militares russas. O Kremlin tem manifestado a sua preocupação quanto ao futuro das instalações militares e com a instabilidade política que se poderá instalar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela