Secções
Entrar

Comissão Europeia estuda eventual extensão de controlo de fronteiras

25 de janeiro de 2016 às 18:55

Comissário Europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, explicou que se a "actual situação não se alterar e houver sérias ameaças à ordem pública, alguns Estados podem continuar o controlo interno das fronteiras além do previsto"

A Comissão Europeia admitiu esta segunda-feira a possibilidade de alguns países da União Europeia (UE) necessitarem de prolongar o controlo das suas fronteiras, no âmbito da crise dos refugiados, pelo que estão a ser avaliadas "todas as opções disponíveis".

No final do primeiro dia da reunião informal de ministros do Interior e da Justiça da UE, em Amesterdão, Holanda, o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, explicou que se a "actual situação não se alterar e houver sérias ameaças à ordem pública, alguns Estados podem continuar o controlo interno das fronteiras além do previsto".

Escusando-se a citar os Estados em questão, o comissário indicou que todas as "opções estão a ser avaliadas" e que o objectivo é restaurar o funcionamento do espaço Schengen.

Por seu lado, o secretário de Estado holandês para a Segurança e Justiça, Klaas Dijkhoff, referiu o pedido dos países ao executivo comunitário para poder reformar o prazo máximo de seis meses para repor o controlo de fronteiras, no âmbito do código legal de Schengen, que gere a livre circulação de bens e pessoas.

O governante do país que preside actualmente à UE lembrou ainda a responsabilidade comum dos 28 para controlar as fronteiras externas, sublinhando porém ser "claro que Estados membros são responsáveis, primordialmente, por guardar as suas próprias fronteiras externas", pelo que deverá encontrar-se "um equilíbrio".

Os ministros da UE, segundo Dijkhoff, também "deram um sinal à Comissão Europeia para explorar a possibilidade de a agência europeia de gestão de fronteiras (Frontex) actuar" na fronteira entre a Grécia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia.

Na primeira reunião ministerial acolhida pela Holanda, Portugal foi representado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa e pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela