Secções
Entrar

Autoridades apreendem estátua nos EUA para investigação, após suspeitas de roubo

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 01 de setembro de 2023 às 17:25

Várias antiguidades terão sido roubadas da Turquia, e traficadas para os Estados Unidos. Autoridades investigam agora o possível roubo de uma estátua sem cabeça, avaliada em quase 20 milhões de euros.

Uma estátua de bronze sem cabeça, que se acredita representar o imperador romano Marcus Aurelius foi apreendida do Museu de Arte de Cleveland, nos Estados Unidos, depois da Turquia ter alegado que a peça foi roubada em 1960. A apreensão foi ordenada a 14 de agosto pela juíza de Manhattan, Ruth Pickholz.

Reuters

O artefacto, que foi retirado de vista há mais de dois meses, vai seguir para Nova Iorque. Esta obra faz parte de uma investigação que está a decorrer sobre uma rede de contrabando, que rouba e trafica peças arqueológicas da Turquia para os Estados Unidos, segundo o procurador Alvin Bragg.

O porta-voz do museu, Todd Mesek, entretanto já veio a dizer que a instituição não pode comentar o sucedido, enquanto a estátua for objeto de investigação. O único comentário que fez foi de que o museu "leva muito a sério as questões de proveniência e analisa as reivindicações dos objetos da coleção com cuidado e responsabilidade".

Desde 2012 que a Turquia tem vindo a reivindicar a estátua. Nesse mesmo ano, o país terá até divulgado uma lista de quase duas dúzias de objetos, que estão no museu de Cleveland, e que terão sido roubados de vários locais. No entanto, na altura a instituição alegou que a Turquia não apresentou nenhuma prova dessa acusação.

Desde então que o gabinete do procurador distrital de Manhattan tem trabalhado para conseguir identificar objetos que foram roubados de países como a Turquia, a Grécia, Israel e Itália. Até ao momento já foram encontradas algumas dessas peças no Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque, no Museu de Arte Etrusca, em Roma e no Museu de Arte, em Massachusetts, nos EUA.

A estátua, que mostra um homem de 1,9 metros com vestes esvoaçantes, e que terá cerca de 1.800 anos, segundo o jornal New York Times, está avaliada pela justiça norte-americana em 20 milhões de dólares (18 milhões de euros). Marcus Aurelius, que poderá ser o filósofo aqui está representado, governou como imperador romano de 161 a 180 d.C..

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela