Secções
Entrar

1ª Gala Michelin Portugal vai ser apresentada por Catarina Furtado

A 27 de fevereiro, a primeira cerimónia de atribuição de estrelas exclusivamente portuguesa vai decorrer no hotel NAU Salgados, em Albufeira. Guia Michelin Portugal vai continuar em 2025.

Pedro Henrique Miranda 20 de dezembro de 2023 às 19:04
Raquel Wise

Será o evento gastronómico do ano para os entusiastas dofine dining: em 2024, ano em que o Guia Michelin completa 124 anos, decorre a primeira Gala Michelin exclusivamente portuguesa. O evento, que até este ano era partilhado com Espanha numa gala ibérica, deverá significar mais estrelas para Portugal, que neste momento acumula 37 restaurantes distinguidos.

A pouco mais de dois meses do evento, a Michelin partilhou os primeiros detalhes concretos da gala, que decorre a 27 de fevereiro no hotel NAU Salgados Palace & Congress Center da Guia, em Albufeira, e terá como anfitriã a atriz e apresentadora Catarina Furtado. Com capacidade para 1.600 pessoas, o NAU Salgados receberá cerca de 500 na noite da gala, que conta ainda com um jantar comandado por Dieter Koschina, do restaurante Vila Joya, e Rui Silvestre, do Vistas, além de um momento deshowcooking. As principais atrações da noite serão exibidas emstreamingatravés das páginas oficiais do Guia Michelin e do YouTube.

O guia confirmou ainda que a gala portuguesa terá continuidade nos próximos anos, devendo decorrer em outras regiões do País. Em contraste com a anterior gala ibérica, oschefse representantes de restaurantes distinguidos em todas as categorias - Estrela, Bib Gourmand e Recomendado - terão a oportunidade de subir ao palco para receber o seu prémio. À semelhança do que acontecerá em Espanha, o evento contará ainda com momentos de entretenimento, ainda por revelar, bem como personalidades distinguidas da gastronomia estrangeira.

Em 2023, cinco restaurantes nacionais entraram para a lista dos estrelados Michelin: o Euskalduna Studio, de Vasco Coelho Santos, e o Le Monument, de Julien Montbabut, ambos do Porto e, de Lisboa, o Kabuki, de Paulo Alves, o Kanazawa, de Paulo Morais, e o Encanto, de José Avillez - este último, o primeiro vegetariano estrelado da Península Ibérica.

Portugal acumula, assim, 90 casas recomendadas, 37 Bib Gourmands (distinção destinada a restaurantes mais económicos de "comida excecional"), 30 restaurantes com uma estrela e sete com duas estrelas: os lisboetas Alma e Belcanto, os nortenhos The Yeatman e Casa de Chá da Boa Nova, os algarvios Ocean e Vila Joya e o madeirense Il Gallo d'Oro.

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já