Sábado – Pense por si

De Braga à Caparica: 8 propostas frescas para o fim de semana

Vinho, comida, música e o poder da ficção discutido em palco são as propostas para um fim de semana a arrefecer a rotina.

Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas GPS
De Braga à Caparica: 8 propostas frescas para o fim de semana
Tiago Neto 04 de julho de 2025 às 07:00
Daniela Mercury
Daniela Mercury Getty Images

1. Lançada que está a época de festivais de música, desta feita é o Ageas CoolJazz que regressa e serve de banda sonora à vila de Cascais. De 4 a 31 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo e no Parque Marechal Carmona, a 21.ª edição do certame tem confirmadas as atuações, já este fim de semana, de Rita Vian e Benjamin Clementine, agendadas para esta sexta-feira, 4. Seal e Margarida Campelo (12 de julho) e Jordan Rakei e Ezra Collective (15 de julho) são os artistas que se seguem no cartaz.

Para a segunda metade de julho, o cartaz inclui os brasileiros Gilsons e Jota.Pê (17 de julho), Slow J e Silly (23 de julho), os britânicos Tindersticks e os lusos Ganso (26 de julho), e Masego, músico jamaicano-americano que encerra o festival no mesmo dia que atua a Amaura (31 de julho).

A par dos concertos, a grande novidade desta edição de 2025 é a criação de um novo espaço no Jardim da Parada (não confundir com o de Lisboa, em Campo de Ourqiue), qua acolherá as Cascais Lazy Sundays, um espaço de entrada livre e programação aos domingos. O cartaz completo pode ser consultado aqui. Os bilhetes estão disponíveis neste link.

2. Para complementar a experiência festivaleira, sugerimos uma aventura gastronómica do lado sul do Tejo. No domingo, dia 6, entre as 13h e as 23h, o Blitz Pizza & Deli, na Costa de Caparica, celebra o seu segundo aniversário e lança o repto aos amantes da boa comida e da música em vinil. 

A proposta inclui o pop-up "David & Marin’s Delicious Kebab", um projeto que junta David e Marin Colomés, que ali dão a provar os kebabs artesanais numa ode à comida de rua. No restante menu, as opções estendem-se às pizzas e sanduíches, acompanhadas por vinhos especialmente selecionados. Tudo ao som da música em vinil, claro, num evento não requer marcação prévia.

3. Se estiver pelo norte do País, em Lamego também fica bem servido no que à música e gastronomia diz respeito. Esta sexta e sábado, o Douro & Porto Wine Festival está de regresso e leva a palco artistas como David Fonseca e Vanessa da Mata (6.ª, dia 4), Os Quatro e Meia (sábado, dia 5) e o britânico James Morrison, que encerra o festival.

Na componente gastronómica, o Chef's Court junta os talentos que dão a provar o melhor da região: Renato Cunha (Ferrugem, Famalicão), António Queiróz Pinto (Taberna Lura, Baião), Pedro Machado (Verdial, Rande), Rui Martins, Nuno Castro (Grupo do Avesso), Álvaro Costa e Miguel Cardoso (Pena, Amarante) trabalham o produto local. 

E como um brinde não se faz de copo vazio, o festival apresenta-se com uma generosa seleção de produtores e rótulos para descobrir na Wine Village. Os bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival podem ser adquiridos aqui. O preço não inclui a experiência na Wine Village.

David Fonseca
David Fonseca João Miguel Rodrigues/Jornal de Negócios

4. Aproveitando as coordenadas, NÉMESIS, espetáculo de Joana Africano, com texto de Pedro Galiza, é a sugestão de palco para o fim de semana. Em cena no Teatro São João, Porto, de 3 a 6, "é uma peça cujo enredo se desdobra, página a página, vinheta a vinheta, como num livro de BD".

Na capa, "uma mulher armada, um revólver em cada mão". No interior, "uma reflexão sobre o poder regenerador da ficção, que tanto celebra as suas virtudes, como nos relembra as tentações do escapismo e a força incendiária da relação entre herói e vilão". As sessões decorrem às 21h (sexta), 19h (sábado) e 16h (domingo). Os bilhetes podem ser adquiridos através deste link.

Simão do Vale Africano

5. Subindo até Braga, voltamos à música com a 11.ª edição do Julho é de Jazz, festival que leva à cidade minhota os nomes mais entusiasmantes do género. Theatro Circo e Gnration são os palcos que recebem Ricardo Toscano e Gabriel Ferrandini (4 de julho, 21h30); Ava Mendoza, Brad Jones e Hamid Drake (5 de julho, 18h) e David Murray Quartet (5 de julho, 21h30). O cartaz completo do Julho é de Jazz, bem como a informação relativa aos palcos e bilhetes está disponível aqui

6. Regressamos ao sul, mais concretamente ao Rossio Gastrobar, em Lisboa, que este sábado, 5 de julho, se deixa tomar pelo talento do chef Sandro Farinho (do restaurante Duro, de Lisboa). Começa assim a história do Summer Takeover at Rossio Gastrobar, uma sinergia assinada pelo chef João Correia, que convida três outros chefs – também Diogo Pereira (Senses, Lagos), dia 12 e Elísio Bernardes (Sea Me Peixaria Moderna, Lisboa), dia 19 – para criarem dois pratos exclusivos, fora da carta, disponíveis apenas nas datas anunciadas.

Marcada pelo produto de alta qualidade e pela abordagem contemporânea aos clássicos da cozinha portuguesa, a cozinha de Sandro Farinho destaca-se também pela proximidade ao que chega do mar e pelas referências ibéricas. As reservas para o Takeover podem ser feitas aqui.

7. Com o plano da alta gastronomia agendado, seguimos novamente a norte para a edição de 2025 do AgitÁgueda, certame que tem início este sábado, dia 5, e se estende até ao final do mês de julho. Encontro de estátuas e passeio de bateira (dia 5), aula de zumba (dia 6), Carnaval fora d'horas (dia 20) e a parada motard (dia 27) são alguns dos trunfos desta edição.

Na música – todos os espetáculos são de entrada gratuita –, Daniela Mercury (já este sábado, dia 5), Fernando Daniel (dia 11), Plutónio (dia 12), Diogo Piçarra (dia 19) e Delfins (dia 26) são alguns dos argumentos para rumar à cidade. Sugerimos que tenha a máquina fotográfica ou o telefone à mão para registar a decoração urbana – com óbvio destaque para a rua dos chapéus de chuva.

8. Terminamos o roteiro em Lisboa, novamente levados pela música, desta feita a um concerto dos britânicos Iron Maiden na MEO Arena. Fear of The Dark, Run to The Hills e Hallowed Be Thy Name, retirada do mítico Number of The Beast, disco de 1982, são alguns dos clássicos esperados pelo público nacional nesta passagem da digressão Run For Your Lives. O concerto tem início às 19h30 e os bilhetes custam entre os €45 e os €65.

Artigos Relacionados
A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente