Sábado – Pense por si

“Chegas ao topo do Evereste e pensas: e agora como desço daqui?”

Vanda Marques
Vanda Marques 07 de novembro de 2021 às 18:00

Explorador norueguês, Erling Kagge bateu vários recordes – um deles foi ser o primeiro a ir sozinho e a pé ao Polo Sul –, mas diz que não é viciado em adrenalina: prefere inspirar os seus leitores a desafiarem-se.

Acordar e saltar da cama é das ações mais difíceis por que passamos todos os dias. Agora imagine-se numa tenda, no Polo Norte, com temperaturas de 50 graus negativos: que vontade teria de sair? Erling Kagge, escritor e explorador norueguês, diz que esse desafio é igualmente difícil num apartamento em Oslo ou nos polos. “É uma luta sairmos daquele saco-cama e logo a seguir sentirmo-nos como se tivéssemos sido enterrados no gelo até ao pescoço”, conta no livro Filosofia para Exploradores Polares (Quetzal, 2020). Erling Kagge confessa que nem tinha combustível suficiente para aquecer a tenda, nem levava roupa interior extra – resultado: não mudou de roupa durante 63 dias. Desafios e dificuldades de que fala com tranquilidade. Esteve à beira da morte? “Não”, responde relaxado à SÁBADO. “Enquanto estás vivo há uma possibilidade de qualquer coisa acontecer.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.