Sábado – Pense por si

UE e Austrália querem acordo de comércio livre

Ideia quer aprofundar as relações enraizadas nos interesses, valores e heranças comuns

A União Europeia (UE) e a Austrália concordaram em iniciar o trabalho para o lançamento de um Acordo de Comércio Livre, segundo um comunicado divulgado hoje pela Comissão Europeia.

Na declaração conjunta dos presidentes da Comissão Europeia e Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, respectivamente e do primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, foi informado o acordo para "aprofundar as relações enraizadas nos interesses comuns, valores e heranças".

Os dirigentes saudaram a conclusão das negociações para um acordo geral entre as duas partes, que irá lançar negociações para um Acordo de Livre Comércio, visto como base para um "crescimento e investimento sustentáveis", para "novas oportunidades comerciais e promoção da inovação e emprego".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.