Açores, Madeira, Alentejo e Norte e Centro são regiões em destaque relativamente ao aumento da actividade turística
As Receitas Turísticas cresceram 10,3% em relação ao ano anterior, atingindo os 11 mil milhões de euros. Um valor superior em cerca de mil milhões de euros comparando com o mesmo período de 2015. Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que os turistas estão a deixar cada vez mais dinheiro em Portugal. "Nos dez primeiros meses de 2016 os turistas deixaram diariamente em Portugal 36 milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros dos gastos diários de igual período do ano passado", revela o comunicado do Gabinete do Turismo onde é destacada a surpresa do ano - tipicamente época baixa, desta vez Outubro, foi o quarto melhor mês do anos, atingindo 1,3 mil milhões de euros em receitas turísticas.Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a promoção do país nos mercados internacionais são um dos focos mais importantes para assegurar o sucesso do turismo em Portugal. "Garantir que comunicamos directamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo", diz.Outra das curiosidades reveladas pelo Gabinete de Turismo prende-se com as dormidas. Portugal contabiliza este ano "mais quatro milhões de dormidas do que em 2015 e 50% deste crescimento verificou-se fora dos meses da época alta".A actividade turística predomina já em várias regiões do país. Açores (+30%), Madeira (+20%), Alentejo (+17%) e Norte e Centro (+13%) são as regiões em destaque.Para Ana Godinho este crescimento resulta da "captação de novas rotas aéreas" e do "aumento da atractividade do destino Portugal". "Só este ano Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atractividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos", frisou. Ao longo do ano, a SÁBADO explorou várias áreas que estiveram em destaque no ano de 2016, nomeadamente o Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.