Os valores para o mês de Agosto revelam uma subida de 0,1% em relação ao mês anterior. Para Setembro, o INE prevê uma descida de 0,3%.
A taxa de desemprego subiu pela primeira vez desde Fevereiro de 2016 para 6,9% em Agosto, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu assim em alta a estimativa provisória divulgada há um mês.
"Em Agosto de 2018, a taxa de desemprego situou-se em 6,9%, mais 0,1 pontos percentuais que no mês anterior, menos 0,1 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 1,8 pontos percentuais que no mesmo mês de 2017", refere.
A taxa de desemprego apurada para Agosto pelo INE corresponde a uma revisão em alta, de 0,1 pontos percentuais, da estimativa provisória divulgada há um mês.
É a primeira vez, desde Fevereiro de 2016, que se observa um aumento mensal da taxa de desemprego, sinaliza o instituto.
Em Agosto de 2018, a população desempregada foi estimada em 358,6 mil pessoas, tendo aumentado 2,4% (8,4 mil) em relação a Julho de 2018 e diminuído 1,3% (4,7 mil) em comparação com maio de 2018 e 20,5% (92,3 mil) em relação a Agosto de 2017.
Este valor representa uma revisão em alta, de 1,7% (6,1 mil), da estimativa provisória.
As taxas de desemprego dos jovens e dos adultos no mesmo mês avançaram para 20,3% (dos 19,7% apurados em Julho) e 5,9% (dos 5,8% do mês precedente).
Para Setembro, o INE faz uma estimativa provisória da taxa de desemprego de 6,6%, o que representa uma diminuição de 0,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 1,9 pontos percentuais em comparação com Setembro de 2017.
Em Setembro de 2018, a população desempregada -- cuja estimativa provisória foi de 340,4 mil pessoas -- diminuiu 5,1% (18,2 mil) em relação ao mês anterior (Agosto de 2018), 3,4% (11,8 mil) em relação a três meses antes (junho de 2018) e 22,7% (100,1 mil) em comparação com o mês homólogo.
As taxas de desemprego dos jovens e dos adultos foram estimadas em 19,6% e 5,6%, respetivamente, com ambas diminuíram em relação ao mês precedente (0,7 pontos percentuais e 0,3 pontos percentuais, respetivamente), de acordo com as estimativas provisórias do INE.
Taxa de desemprego sobe pela primeira vez desde Fevereiro de 2016
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.