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Reservas no restaurante? Só com cartão

Sónia Bento
Sónia Bento 25 de outubro de 2021 às 20:00

Os clientes que marcam mesa e não aparecem ganharam nome – no-show – e são cada vez mais. Para pôr fim ao fenómeno, os chefs estão a cobrar as refeições a quem falta.

Reservar uma mesa num restaurante pode já não exigir apenas telefonar, deixar o nome e, eventualmente, um número de telemóvel. Nos espaços da empresária Paula Amorim – o JNcQUOI Avenida e o Ásia, na Avenida da Liberdade, em Lisboa – a marcação pode ser feita por telefone ou poremail, mas, para que seja aceite, são pedidos os dados do cartão de crédito. Se não aparecer ou cancelar a presença com menos de duas horas de antecedência, terá que pagar uma taxa de €40 por pessoa. "Começámos a fazer reservas com cartão de crédito há cerca de ano e meio porque tínhamosno-shows(faltas de comparência) de 20 ou 30 clientes, o que representava um sexto da nossa faturação por noite", revela Bárbara Barreira,costumer servicedo JNcQUOI. E porquê €40? "Porque é mais ou menos o preço médio da refeição."

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