Sábado – Pense por si

Renegociação de créditos à habitação dispara

Na periferia das grandes cidades, os preços das casas aumentaram para o dobro quando comparados com Lisboa e Porto.

A renegociação de empréstimos à habitação disparou relativamente ao ano passado. De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal e pelo jornalPúblico, as renegociações compunham 22% das operações de crédito em dezembro de 2022 - quando no mesmo mês, em 2021, eram 6%. 

De acordo com a mesma fonte, as renegociações reportadas não derivam de incumprimentos ou prestações em atraso porque este indicador inclui não só créditos já existentes renegociados, mas também os concedidos. 

Já oJornal de Notíciasrevela que os preços da habitação na periferia das duas grandes cidades subiram o dobro quando comparados com Lisboa e Porto. Nos arredores do Porto, os aumentos verificados foram entre 18 e 26%; ao passo que em Lisboa, foram entre 9 e 26%. A situação verifica-se porque as famílias procuram casas nas periferias, onde ainda está mais barato. 

Artigos Relacionados
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.