Em causa está uma campanha com vouchers de desconto que decorreu no ano passado. O gabinete de defesa dos consumidores polaco considera que a empresa detida pela Jerónimo Martins "enganou os clientes".
O regulador polaco UOKiK, responsável pela proteção dos direitos dos consumidores, multou esta segunda-feira a Biedronka, a maior cadeia de supermercados do país, em 104,7 milhões de zlotys (24,7 milhões de euros) devido a uma campanha de descontos que considerou enganadora.
Esta decisão, que tem como alvo o negócio polaco da Jerónimo Martins, não é vinculativa e pode ser objeto de recurso.
Num comunicado publicado na sua página oficial, o UOKiK diz mesmo que a campanha promocional do Biedronka " enganou os clientes" ao recorrer a uma "promessa simples" de "reembolso de 100% em vouchers". Os consumidores, conta, foram surpreendidos "ao descobrir as regras e limitações após a compra".
O regulador explica que os clientes foram incentivados a comprar produtos específicos para os quais receberiam um reembolso de 100% através de um voucher. "No entanto, descobriu-se que os termos para resgatar o voucher eram mais complicados do que o anunciado na rádio, na aplicação de telemóvel, na página do Facebook da Biedronka ou nas lojas da rede. Os consumidores não podiam usá-lo em compras subsequentes, como sugeria o slogan publicitário", pode ler-se no comunicado.
Na prática, explica o UOKiK, a compra de um produto dava direito a um voucher de desconto noutro produto específico, sem qualquer relação ao primeiro. "A compra de chocolate dava direito a um voucher para cosméticos e a compra de carne dava direito a um voucher para bebidas ou doces. Para resgatar um voucher, os clientes precisavam fazer outras compras de uma categoria especificada pelo retalhista e gastar um valor determinado", exemplifica.
Assim, o regulador concluiu que a empresa "violou deliberadamente os interesses coletivos dos consumidores".
O anúncio da multa parece não ter afetado a negociação da Jerónimo Martins na bolsa de Lisboa: a retalhista segue a valorizar 0,78% para 20,60 euros por ação.
Regulador polaco multa cadeia da Jerónimo Martins em 25 milhões de euros
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A literacia mediática e digital da maior parte da população não lhe permite saber que os seus dados são usados e para quê, menos ainda que as fotos que inocentemente publica são transformadas em lições para melhorar a inteligência artificial.
Infelizmente existe um risco real de que não apenas a Democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos poderão vir a desaparecer da face da Terra, como também que o mesmo aconteça com a Vida Humana.