Projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre implementação do 5G foram chumbadas. Processo do leilão do 5G foi suspenso em março devido à pandemia e será divulgado ainda este mês.
Os quatro projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre a implementação da rede 5G (quinta geração), hoje debatidos no parlamento, foram todos chumbados.
Nas recomendações feitas ao Governo, o CDS-PP defendeu a introdução de 'roaming' em "zonas de baixa densidade", o PSD sublinhou hoje que a sua proposta é de 'roaming' "nas regiões atualmente desguarnecidas", enquanto o Bloco de Esquerda (BE) e PCP defenderem a suspensão do leilão, a gestão e exploração pública do espectro e a criação de um operador de telecomunicações público.
A recomendação do CDS contou com os votos a favor do PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal, enquanto o PS, BE, PCP, PAN e Verdes (PEV).
As deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues abstiveram-se na votação dos projetos de resolução do CDS-PP e PSD.
O projeto de resolução do PSD contou com os votos favoráveis deste partido, do CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal, com o PS, BE, PCP, PAN e PEV a votar contra.
Por sua vez, a resolução do PCP teve os votos favoráveis da esquerda e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, uma abstenção da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, e os restantes partidos (PS, PSD, CDS-PP, PAN, Chega e Iniciativa Liberal) contra.
No caso da recomendação do BE, o projeto de resolução conta com os votos a favor do BE, PCP, PEV e da deputada Joacine Katar Moreira, contra do PS, PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal, e abstenção do PAN e da deputada Cristina Rodrigues.
Desde a inteligência artificial e veículos autónomos, passando pela telemedicina ou a robotização das indústrias, estas são algumas das promessas da quinta geração (5G), em que a conectividade é chave do futuro.
O processo do leilão do 5G foi suspenso em março devido à pandemia, aguardando-se agora a aprovação do regulamento final e divulgação por parte da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), ainda durante este mês.
Propostas para 5G em Portugal chumbadas no Parlamento
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.