Sábado – Pense por si

Os 84 anos de Alexandre Soares dos Santos em 84 histórias

Ana Taborda
Ana Taborda 21 de agosto de 2019 às 18:12

Saiu de Portugal para ser operário, dormiu num quarto e aprendeu que até tomar banho podia ser um luxo. Era um homem de família, que fez as pazes com o pai numa discoteca, conheceu a mulher numa viagem de barco e disse sempre o que pensava.

Há 20 anos, quando a americana Fortune anunciou que "Elísio Alexandre Soares dos Santos (and family)" era o português mais rico do  País, com uma fortuna avaliada em 1,9 biliões de dólares (hoje 2,5 mil milhões de euros), e à frente de milionários mais mediáticos como Belmiro de Azevedo e António Champalimaud, O Independente descrevia-o assim: "Se em Portugal houvesse um imposto sobre sinais exteriores de riqueza, era capaz de estar isento. Ou, para ser mais exato, pagava, mas pagava muito pouco. Elísio Alexandre Soares dos Santos, ou Alexandre Soares dos Santos, como prefere, é um homem rico e discreto. Muito rico e muito discreto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres