Sábado – Pense por si

Onde estavas quando a Moody's nos atirou para o lixo?

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 12 de outubro de 2018 às 23:38

A decisão da Moody’s não surpreende, nem muda o jogo. Mas lembra-nos o choque e histeria em 2011 – choque que o país , apesar do ciclo de recuperação e "apaziguamento", ainda não esqueceu.

Foi há sete anos e três meses que a Moody’s atirou a notação financeira de Portugal para um nível abaixo de "investment grade" – ou para "lixo", como se diz na gíria dos mercados e, desde 2011, na nossa gíria. A Moody’s, que hoje foi a última das três grandes a tirar a nota de "lixo", foi a primeira pô-la lá. A decisão consolidou a situação de perda de acesso de Portugal ao financiamento normal nos mercados de dívida – a situação que tinha já levado ao pedido de empréstimo externo tutelado pela troika.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.