Conversas frustrantes sobre dinheiro
Dois amigos, clientes maltratados pela banca, falam sobre a miséria dos juros nos depósitos. Um deles, mais conservador, procura consolo, mas não o encontra.
Dois amigos, clientes maltratados pela banca, falam sobre a miséria dos juros nos depósitos. Um deles, mais conservador, procura consolo, mas não o encontra.
Regime que permite fixar a prestação do crédito à habitação por dois anos entra em vigor esta quinta-feira. João Pedro Oliveira e Costa, do BPI, defende que deve aderir "quem tem dificuldades e não os restantes" pois "vão pagar este alívio agora mais à frente" e capitalizando os juros.
País está à frente de Chipre (0,94%), Eslovénia (1,09%) e Croácia (1,25%).
Vem da elite luso-chinesa, salvou a emissão de Gabriela (e uma revolução) na crise de 1977 e chegou ao topo na masculina área da banca, com que sempre sonhou. Dar a volta ao novo e atribulado banco público será o seu último desafio.
Os socialistas querem "libertar-se da exigência de soluções para os problemas do país, que o PCP de facto sempre protagonizou", acusou Jerónimo de Sousa.
O BPI vai entregar ao CaixaBank, seu acionista único, 15% dos lucros alcançados em 2020 na atividade em Portugal, seguindo a recomendação do BCE.
O presidente da CGD disse que o banco teve de dotar o fundo de pensões com 500 milhões de euros nos últimos três anos, devido às baixas taxas de juro, considerando que isso não é sustentável.
Pablo Forero assegura que o banco não vai "tentar mudar a lei".
O requerimento teve origem nas declarações o ex-administrador do BCP Filipe Pinhal na sua audição na comissão parlamentar, em que mencionou reuniões nos dias 20 e 21 de dezembro de 2007 envolvendo representantes do BdP e BCP.
O banco apenas decidirá sobre a distribuição de dividendos quando tiver a indicação do BCE quanto aos requisitos mínimos de capital para este ano.
A decisão da administração de alterar o método de consolidação da operação em Angola resultará num menor contributo desta atividade para o banco.
O BPI tem 686 milhões de dívida italiana em carteira. Pablo Forero garante que não será necessária constituir qualquer imparidade. "Não podemos dizer que é uma surpresa" o que está a acontecer, afirmou o presidente do banco.
A decisão da Moody’s não surpreende, nem muda o jogo. Mas lembra-nos o choque e histeria em 2011 – choque que o país , apesar do ciclo de recuperação e "apaziguamento", ainda não esqueceu.
O presidente do BCP não está preocupado com o imobiliário. A questão é que Lisboa e Porto deixaram de estar apenas no mercado nacional. São mercados internacionais. Ainda assim, acredita que possa haver ajustamento nas periferias. "Mas será marginal". No geral, os banqueiros não estão preocupados com o imobiliário.
Banco vai apresentar resultados relativos ao primeiro trimestre deste ano.
O ex-vice-presidente do BPI e breve presidente da Caixa é um dos nomes que aguarda aprovação do Banco de Portugal para administrador não executivo do Haitong Bank.