Regista-se um crescimento de 10% e uma despesa consolidada de 11.225,6 milhões de euros.
O orçamento da Saúde para 2020 aumenta 941 milhões de euros face ao orçamento inicial deste ano, o que representa um crescimento de 10% e se traduz numa despesa consolidada de 11.225,6 milhões de euros.
Os valores constam da proposta doOrçamento do Estado para o próximo anoque foi entregue na segunda-feira à noite pelo Governo na Assembleia da República.
"A despesa total efetiva consolidada do Programa Saúde prevista para 2020 é de 11.225,6 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 4,9% (524,9 milhões de euros) face à execução da despesa estimada para o ano de 2019. Relativamente ao orçamento inicial financiando por receitas de impostos, o orçamento de 2020 aumenta 941 milhões de euros (10,4%) face ao orçamento inicial 2019", refere o documento.
A proposta de Orçamento estabelece aquilo que o Governo já tinha anunciado após uma reunião extraordinária de Conselho de Ministros.
O executivo apresenta este como "um novo ciclo" que começa no próximo ano, em que "a dotação orçamental do SNS será reforçada em 942 milhões de euros face ao orçamento anterior, elevando o acréscimo orçamental acumulado face a 2015 para os 2.080 milhões de euros (aumento de mais de 25%), valor que representa duas vezes e meia a queda verificada entre 2010 e 2015 (menos 825 milhões de euros)".
"A capacidade de resposta do SNS é assim intensificada, especialmente através da contratação prevista de cerca de 8.400 profissionais de saúde, do reforço do investimento em instalações e equipamentos e de melhorias no acompanhamento e avaliação da gestão das entidades dos SNS", indica o relatório da proposta do Orçamento de Estado.
Proposta para a Saúde aumenta quase mil milhões de euros face a 2019
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.