Sábado – Pense por si

OE2019: As medidas que já se conhecem e as que estão em discussão

31 de agosto de 2018 às 13:23
As mais lidas

No Programa de Estabilidade 2018-2022, o Governo definiu como meta para o próximo ano um crescimento económico de 2,3%.

O aumento das pensões, o alívio fiscal para emigrantes que regressem ao país e o reforço das verbas para a Cultura e Ciência são algumas das medidas dadas como certas pelo Governo para o próximo Orçamento do Estado.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou algumas das propostas para o Orçamento do Estado para 2019 durante a Festa de Verão do PS, em Caminha, em 25 de Agosto, mas avisou que não porá em causa "o rigor orçamental", afastando a ideia de que o documento será eleitoralista.

Além das medidas anunciadas pelo chefe do Governo, há outras matérias a marcar a discussão, ainda em negociação com os partidos que apoiam a maioria parlamentar, nomeadamente o Bloco de Esquerda (BE) e o PCP: os impostos sobre a energia, o aumento extraordinário das pensões, a revisão das reformas antecipadas ou a contagem do tempo de serviço de várias carreiras para o descongelamento das progressões. À Lusa, avisou o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, assegurou que o partida recusa fazer "o favor" ao Governo de voltar a discutir o descongelamento das carreiras na administração pública, considerando que isso seria levar "à estaca zero" uma questão que já está legislada.

No Programa de Estabilidade 2018-2022, o Governo definiu como meta para o próximo ano um crescimento económico de 2,3%, um défice de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e a redução da dívida pública para 118,4%.

Eis algumas das medidas que poderão marcar o OE2019:

emigrantes aeroporto viagem
protesto cultura
passeio
médico
professores
Cientista
luz electricidade
vista casas lisboa
comboios cp alfapendular
reformados casal idosos reformas
IRS
automóveis
emigrantes aeroporto viagem
protesto cultura
passeio
médico
professores
Cientista
luz electricidade
vista casas lisboa
comboios cp alfapendular
reformados casal idosos reformas
IRS
automóveis

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.