Sábado – Pense por si

O BES perdeu cinco milhões e deixou uma aldeia dividida

Raquel Lito
Raquel Lito 12 de setembro de 2021 às 10:00

O banco esteve envolvido na compra e venda de um terreno, agora em obras, que foi uma transação ruinosa. Parte dos moradores da Aldeia de Juso, perto de Cascais, teme o que aí vem: será um shopping?

A pesada herança do BES conta-se também pelas transações de um lote à saída da A5 em Cascais. Fica na Aldeia de Juso, onde agora se constroem infraestruturas (saneamento, esgotos, telecomunicações) e arruamentos. Mas a maioria dos locais e a população das localidades vizinhas contestam aquilo que poderá vir a ser um outlet, equivalente em tamanho a 70% do Cascais Shopping. “Uma monstruosidade urbanística”, dizem. Além do impacto do ruído, tráfego e da poluição da obra, entalada numa zona de moradias, há o BES envolvido: perdeu milhões naquelas terras. O antigo banco do Dono Disto Tudo (Ricardo Salgado) vendeu o lote ao desbarato.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.